Cidades

Últimos dias para solicitar isenção da taxa do Enem 2025; veja quem tem direito

Segundo o Ministério da Educação (MEC), quem esqueceu a senha pode recuperá-la diretamente no site - Wilson Dias/Agência Brasil
Os interessados devem fazer o pedido por meio da Página do Participante do Enem. O cronograma completo do exame ainda será divulgado  |   BNews Natal - Divulgação Segundo o Ministério da Educação (MEC), quem esqueceu a senha pode recuperá-la diretamente no site - Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 22/04/2025, às 15h07   Redação



Termina na próxima sexta-feira (25) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem fazer o pedido por meio da Página do Participante, utilizando o login do Gov.br.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), quem esqueceu a senha pode recuperá-la diretamente no site, seguindo as orientações da plataforma. O cronograma completo do exame, incluindo o período de inscrições, ainda será divulgado.

Quem tem direito à gratuidade?

Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025; quem concluiu todo o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular, com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registradas no CadÚnico; e participantes do programa Pé-de-Meia.

Candidatos que conseguiram a isenção no Enem 2024 mas não compareceram aos dois dias de prova precisam apresentar uma justificativa da ausência para solicitar novamente a gratuidade neste ano.

É necessário que o candidato apresente alguns documentos para comprovar que não possui condições de arcar com a taxa de R$ 85.

Entre eles estão: 

Documento de identificação do estudante e dos membros da família; histórico escolar ou declaração que comprove ter estudado todo o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola privada; comprovante de renda, como contracheques, declaração do empregador ou extrato do INSS; para quem é autônomo, uma declaração assinada informando atividade, local de trabalho, tempo de atuação e renda mensal; comprovantes de programas sociais, como o Bolsa Família; para beneficiários do CadÚnico, é necessário apresentar cartão com NIS válido, nome completo e CPF da mãe; e comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência oficial.

Com informações da Agência Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating