Cidades
Publicado em 30/04/2025, às 13h13 Redação
Com o feriado de 1º de maio chegando (esta quinta-feira) vários potiguares já estão buscando opções de lazer. No Rio Grande do Norte, pequenos empreendimentos ligados ao turismo têm apostado em experiências autênticas e que envolvem cultura.
Um dos destaques é o Território Potiguara Katu, localizado na divisa entre os municípios de Canguaretama e Goianinha. Por meio da agência Katu Experiências, visitantes podem agendar passeios que exploram a natureza e a rica história da comunidade indígena local.
Também em Canguaretama, a Comunidade do Porto oferece vivências ligadas aos manguezais, com passeios, degustação de pratos típicos da região e atividades que apresentam o cultivo de ostras.
Na Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma, turistas têm a oportunidade de conhecer a história do quilombo e acompanhar apresentações de Zambê.
Outro atrativo da região é promovido pela Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte, em Tibau do Sul. A experiência inclui passeio em flutuante na Lagoa de Guaraíras, degustação de ostras frescas e visita ao espaço de produção.
Todas essas iniciativas fazem parte de projetos de turismo de base comunitária, que contam com apoio técnico e ações de capacitação para fortalecimento das comunidades envolvidas.
Para quem deseja aliar turismo e gastronomia, uma alternativa é a Rota da Cerveja Potiguar. A iniciativa foi criada a partir de uma ação do Sebrae-RN e reúne 16 cervejarias artesanais localizadas em Natal, Parnamirim, Monte das Gameleiras, Mossoró e Pau dos Ferros.
Os interessados em conhecer mais sobre a rota, agendar visitas ou obter informações sobre as marcas participantes podem acessar o site cerveja potiguar.
Uma experiência que alia cultura, tradição e identidade potiguar é oferecida pelas rendeiras da Vila de Ponta Negra, em Natal. Localizada próxima ao famoso Morro do Careca, a vila proporciona ao visitante o contato direto com a produção artesanal da renda de bilro, um dos principais patrimônios culturais da cidade.
Entre as ações realizadas no local está a “Zoada dos Bilros”, idealizada pela rendeira Maria Marhé com o apoio do Sebrae-RN. A proposta busca valorizar a prática artesanal, aproximar os visitantes da cultura local e dar visibilidade às mulheres que mantêm viva essa tradição.
Classificação Indicativa: Livre