Cidades
Publicado em 13/05/2025, às 07h52 Redação
Com um possível surto de intoxicação alimentar, peixarias e comerciantes de pescados sofrem com queda nas vendas em Natal. O prejuízo ocorre após o registro de 13 casos de intoxicação envolvendo o consumo de peixes em um restaurante da cidade. A principal suspeita é que as pessoas tenham tido um quadro de Ciguatera, e os casos estão sendo investigados.
Alguns proprietários de uma peixarias na zona Sul de Nata afirmam uma baixa de 70% nas vendas após as ocorrências de suspeita de intoxicação.
Casos de intoxicação por peixes aumentam em Natal; autoridades investigam a causa
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informou que equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a da Vigilância Sanitária de Natal (Visa Natal) estiveram no estabelecimento no dia 7 de maio e continuam realizando a investigação sobre a suspeita de intoxicação alimentar.
O pescado foi recolhido no local e foi encaminhado para o Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen). As amostras, no entanto, foram enviadas para serem analisadas em uma instituição no Sul do Brasil. De acordo com a SMS, a previsão é de que o resultado deve ser revelado após 30 dias.
O DVS entrou em contato com 34 das 35 pessoas que estavam no restaurante no dia do consumo dos pescados e concluíram que, dessas pessoas, 13 apresentaram sintomas, enquanto três foram hospitalizadas. Todas as pessoas estão bem e continuam sendo monitoradas.
Classificação Indicativa: Livre