Cidades
Publicado em 07/04/2025, às 14h16 Redação
No último final de semana (4 e 5 de abril), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) da capital potiguar aumentou suas atividades de fiscalização ambiental em Natal. Foram realizadas operações nas áreas Norte e Sul da cidade. O principal foco das ações foi a regulação dos níveis de ruído em estabelecimentos comerciais e a organização do comércio na praia de Ponta Negra e Areia Preta.
No sábado (5), os fiscais inspecionaram a faixa de areia da Praia de Ponta Negra, no trecho entre a Rua Tívoli e o Quiosque 21. O intuito da operação foi avaliar a estrutura do comércio ambulante e a ocupação apropriada da orla.
A equipe, em seguida, se deslocou para a área de Areia Preta, na Zona Leste, onde descobriram um possível vazamento de esgoto em frente a um hotel, causado por um cano aberto na área. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi chamada para investigar a situação e tomar as medidas necessárias.
Durante a noite de sábado, a fiscalização atuou na Zona Norte, visitando dois bares situados nos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul. Um deles foi flagrado com música ao vivo e ocupando indevidamente o espaço público com mesas, churrasqueira e outros aparelhos. No outro, foi encontrado o uso de um amplificador de som.
Na noite de sexta-feira (4), a equipe de fiscalização esteve nos bairros de Pajuçara e Potengi, também na zona Norte, com a missão de monitorar o nível de ruídos e regularizar os alvarás de funcionamento de bares e restaurantes.
Durante essa ação, dois estabelecimentos foram identificados com irregularidades. Um deles foi autuado por não atender a uma notificação anterior e o outro recebeu uma nova notificação, com um prazo de dez dias para apresentar o alvará de funcionamento à Semurb.
A Semurb reitera a relevância da colaboração da população no combate às inconsistências ambientais. Queixas podem ser feitas na Ouvidoria da Semurb, pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]. Nos fins de semana e feriados, as denpuncias podem ser feitas pelo 190.
Classificação Indicativa: Livre