Cidades

RN registra 7,3 mil acidentes de moto em oito meses

RN registra 7,3 mil acidentes de moto em oito meses - Reprodução
A expressiva quantidade de acidentes com motos foi o foco de uma reunião realizada entre a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)  |   BNews Natal - Divulgação RN registra 7,3 mil acidentes de moto em oito meses - Reprodução

Publicado em 24/04/2025, às 19h57   Redação



Desde que entrou em funcionamento, em agosto do ano passado, até março deste ano, o sistema de notificação obrigatória de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte já contabilizou mais de nove mil registros. Desses, 7.390 envolvem motocicletas. Esses dados se referem aos atendimentos realizados por unidades da rede estadual de saúde, excluindo ainda os casos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal — principal referência no estado para esse tipo de atendimento.

A expressiva quantidade de acidentes com motos foi o foco de uma reunião realizada nesta quarta-feira (23), entre a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) — responsável pela criação do sistema, pioneiro no Brasil — e representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), incluindo o presidente da entidade, Anteomar “Babá” Pereira.

Segundo a Sesap, os acidentes envolvendo motociclistas estão entre os principais motivos de atendimentos nas urgências hospitalares do estado. “Mais do que um problema de trânsito, esse é um grave desafio de saúde pública, que carrega também questões sociais e culturais importantes. Os custos não recaem apenas sobre o sistema de saúde, mas afetam a previdência, a economia e, acima de tudo, causam impactos profundos na vida das pessoas e de suas famílias”, destacou Leidiane Queiroz, secretária-adjunta da Sesap.

Durante o encontro, foram debatidas possíveis estratégias para enfrentar a situação, com a participação ativa dos municípios. As ações devem passar tanto por políticas públicas de saúde quanto por campanhas educativas voltadas à conscientização dos condutores — especialmente considerando que mais da metade das vítimas de acidentes de moto atendidas no Walfredo Gurgel não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Os números são alarmantes. Quem está nos municípios vê de perto o sofrimento que cada acidente desses causa nas famílias”, afirmou Babá Pereira.

Com a chegada do Maio Amarelo, campanha nacional voltada à segurança no trânsito, Sesap e Femurn pretendem unir esforços em uma agenda de ações informativas, aproximando suas equipes técnicas das gestões municipais, com o intuito de levar conhecimento e orientações diretamente às cidades potiguares.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags

Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating