Cidades

RN lança campanha para incentivar doação de órgãos; fila por transplante passa de mil pessoas

Foto: Reprodução.
A campanha 'Super Humanos: Vidas que Doam Vida' inicia em setembro com eventos que promovem a doação de órgãos e a solidariedade  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Reprodução.
Bnews Natal

por Bnews Natal

[email protected]

Publicado em 03/09/2025, às 10h47



Setembro é o mês da conscientização sobre a doação de órgãos, e no Rio Grande do Norte, a campanha “Super Humanos: Vidas que Doam Vida” surge como um farol de esperança e mobilização social. A programação da campanha é marcada por momentos de fé, capacitação e mobilização social e tem início nesta quarta-feira (3) com a Missa em intenção aos doadores de órgãos.

No dia 19 de setembro com o curso sobre doação de órgãos, destinado a profissionais de saúde, e culmina no dia 27 de setembro com a Caminhada no Parque das Dunas, simbolizando a união da sociedade em prol da vida. 

A programação vai até 14 de novembro, quando será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal, para avaliar os resultados da campanha e discutir avanços necessários para pacientes transplantados e aqueles que aguardam na fila de espera.

A campanha “Super Humanos - Vidas que doam vida”  visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, promovendo uma cultura de solidariedade e empatia. 

A diretora da Central de Transplantes, enfatiza a importância do engajamento coletivo.

 “Conectar famílias ao propósito de doação exige sensibilidade, acolhimento e preparo técnico. Esta campanha é um passo decisivo para transformar silêncio em escolha, luto em legado, e mostrar que cada gesto conta na vida de quem espera", afirmou. 

No Rio Grande do Norte, são mais de mil pessoas a espera de um transplante. Segundo dados do último mês de agosto, duas pessoas esperam na fila por transplante de coração, 363 estão a espera de um rim, e 656 a espera de córnea.  

Embora potenciais doadores sejam  identificados, segundo a Central de Transplante do RN, existe uma média de aceitação de apenas 20% de famílias que se dispõem a doar.

A campanha “Super Humanos: Vidas que Doam Vida” é um convite à reflexão sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. É um chamado à ação, à solidariedade e ao amor ao próximo. Cada gesto conta, cada vida salva é um testemunho de humanidade. Que setembro seja um mês de luz, esperança e transformação para todos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating