Cidades

RN deve ampliar estoque nas próximas semanas; veja lista de remédios em falta e disponíveis

Dani Oliveira
A falta de remédios afeta todas as 8 unidades da Unicat na capital e do interior, incluindo os Centros de Especializados em Assistência Farmacêutica  |   BNews Natal - Divulgação Dani Oliveira

Publicado em 18/07/2025, às 14h32   BNews Natal



A rede de unidades da Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos) do Rio Grande do Norte está enfrentando um desabastecimento médio de 36,4% em suas unidades no estado

Clique AQUI e confira a lista completa, por unidade, dos medicamentos que estão em falta, disponíveis e em licitação. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).

A falta de remédios afeta todas as oito unidades da capital e do interior, incluindo os Centros de Especializados em Assistência Farmacêutica (CEAFs).

Ao BNews Natal, a SESAP disse que a Secretaria está trabalhando para ampliar o estoque dentro das próximas semanas, "melhorando os níveis de abastecimento, com a conclusão de alguns processos de aquisição e também com o recebimento de determinados medicamentos que já estão com empenho emitido, aguardando apenas a entrega por parte das empresas".

Desabastecimento

Na sede da Unicat, em Natal, 30,2% dos medicamentos estão em falta. São 62 itens indisponíveis dos 205 fornecidos. No bairro do Alecrim, também na capital, a escassez é de 35%.

No interior, o maior índice de desabastecimento foi registrado em Santa Cruz, com 46,8%. Em Caicó, a ausência atinge 44,1% dos itens. As unidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Currais Novos e Assú também sofrem com a falta de medicamentos.

Ao todo, cerca de 40 mil pessoas estão cadastradas na rede estadual para receber os insumos.

Entre os remédios em falta, estão insumos usados no tratamento de diabetes, hipertensão, tumores, epilepsia, glaucoma, endometriose, doenças respiratórias, ansiedade, câncer de próstata e artrite, além de complementos alimentares. Um dos principais produtos em falta é a insulina análoga de ação prolongada, ausente em Natal, mas disponível nas demais unidades do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating