Cidades

Potiguares brilham no cenário nacional e garantem oito medalhas em festival de dança

Potiguares brilham no cenário nacional e garantem oito medalhas em festival de dança - EDTAM
A Edtam, um importante centro cultural do Rio Grande do Norte, continua a promover a dança e a arte, formando novos talentos desde 1986  |   BNews Natal - Divulgação Potiguares brilham no cenário nacional e garantem oito medalhas em festival de dança - EDTAM

Publicado em 05/05/2025, às 20h17   Redação



Os talentosos bailarinos da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam) brilharam no Festival Nacional de Dança de Niterói (Fendanit), realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2025, no Rio de Janeiro. Ao todo, eles conquistaram oito medalhas e um troféu em uma competição que reuniu escolas e grupos de todo o país.

Um dos grandes destaques foi a jovem bailarina Laura Ciríaco, de apenas 10 anos, que levou para casa quatro medalhas e um prêmio especial. Com as coreografias Bobo da Corte, assinada por Fabio Matheus, e Allegretto Grazioso, de Márcia Suene, Laura garantiu o 1º lugar nas categorias Solo Estilo Livre Pré e Solo Dança Contemporânea Pré. Ela também conquistou dois 2º lugares nas categorias Variação Pré e Clássico Livre Pré. Como reconhecimento por sua performance, recebeu ainda o título de Bailarina Destaque Pré.

Além disso, Laura participou da seletiva regional do Youth Grand Prix Brasil (YGP), etapa nacional do prestigiado Youth American Grand Prix (YAGP). Segundo Wanie Rose, diretora da Edtam e do Balé Jovem, a bailarina foi selecionada para participar da fase nacional do evento, que acontecerá em setembro, em São Paulo. Caso se destaque novamente, poderá se apresentar em Nova York, em abril de 2026 — um feito já alcançado pela bailarina Ingrid Brasileiro, também da Edtam, em 2024.

Outros três alunos da escola também conquistaram o primeiro lugar em solos de dança contemporânea. Bárbara Luz brilhou com as coreografias Sem que eu soubesse e Precisei falar, desculpa!, ambas criadas por Juarez Moniz, vencendo nas categorias Solo Feminino Avançado Estilo Livre e Solo Feminino Avançado.

Na mesma categoria, Everlly Christinny dividiu o primeiro lugar com Bárbara, apresentando a coreografia Duas Partes, de Sérgio Galdino. Já Davi Matoso conquistou o primeiro lugar no Solo Avançado Masculino de Dança Contemporânea, com a coreografia Otelo, também de Juarez Moniz.

O talento do coreógrafo Juarez Moniz também foi reconhecido com o troféu de Coreógrafo Destaque, conforme destacou a diretora Wanie Rose.

A Edtam é um importante equipamento cultural do Governo do Rio Grande do Norte, mantido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela Fundação José Augusto (FJA). Fundada em 1986 pelos professores Edson Claro e Carmem Borges, a escola funcionou inicialmente no Teatro Alberto Maranhão, até 1997. Desde 1998, está sediada na Rua Chile, nº 106, no bairro da Ribeira. Entre 2018 e 2021, o prédio passou por uma ampla restauração e ampliação, com recursos do Projeto Cidadão e do Banco Mundial, durante a primeira gestão da governadora Fátima Bezerra.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating