Cidades
Publicado em 24/07/2025, às 13h42 Júnior Teixeira
A Prefeitura do Natal deu mais um passo importante para executar a consolidação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC). Cerca de 25 equipamentos de medição meteorológica foram instalados. O objetivo é ampliar monitoramento ambiental da capital potiguar.
A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Desse total de equipamentos instalados, 21 são termohigrômetros, que medem temperatura e umidade do ar.
Os outros quatro são estações meteorológicas completas, capazes de registrar, em tempo real, variáveis como pressão atmosférica, níveis de dióxido de carbono, velocidade do vento e ocorrência de chuvas.
Monitoramento experimental
A instalação dos equipamentos aconteceu no Parque da Cidade e tem caráter experimental.
É esperado, de acordo com o coordenador do projeto na Semurb, Carlos Da Hora, que, após o período de testes, os aparelhos sejam redistribuídos para cobrir todas as zonas administrativas de Natal.
Educação ambiental e respostas a eventos extremos
O PMMC já serviu de inspiração para outros projetos, como o Monitoramento Hidrológico e Climático, que instalou 45 pluviômetros em todas as regiões administrativas da capital potiguar.
A ação envolve alunos e professores no monitoramento da precipitação, contribuindo para a educação ambiental e para a resposta a eventos extremos como enchentes e secas.
Transecto Móvel
A Semurb também mantém o uso do Transecto Móvel, um veículo equipado com mini estação meteorológica que percorre os 36 bairros de Natal durante a segunda semana de cada mês.
Planejamento climático e qualidade de vida
Os dados coletados servirão para alimentar estudos e políticas públicas voltadas à arborização urbana, criação de áreas verdes e melhoria do conforto térmico da população natalense.
Leia também
Com iniciativas como essa, Natal fortalece sua posição no enfrentamento às mudanças climáticas e se destaca entre as capitais brasileiras comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Classificação Indicativa: Livre