Cidades

Mutirão oferece exames de DNA e reconhecimento de paternidade em Natal; saiba como participar

Foto: Reprodução.
No dia 16 de agosto, a Defensoria Pública do RN promove mutirão para reconhecimento de paternidade com serviços gratuitos e exames de DNA  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Reprodução.

por Sammara Bezerrra

Publicado em 01/08/2025, às 11h50



No dia 16 de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) vai realizar em Natal, a quarta edição do mutirão “Meu Pai Tem Nome” para reconhecimento de paternidade biológica ou socioafetiva. 

Serão oferecidos serviços de reconhecimento voluntário de paternidade, conciliação e mediação e orientação jurídica, além de exames de DNA. A ação será realizada no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na Zona Norte de Natal, das 9h às 16h. 

O agendamento prévio pode ser feito pelo site oficial da Defensoria, mas qualquer pessoa pode procurar os serviços no dia do mutirão. Para isso, basta apresentar os seguintes documentos: 

  • Certidão de nascimento (do filho)
  • RG (da mãe e do pai)
    CPF (da mãe e do pai)
    Comprovante de residência 

Sobre o projeto

"Meu Pai Tem Nome" é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) em alusão ao mês dos pais e acontece simultaneamente em todos os estados da federação. No Rio Grande do Norte, a ação é coordenada pelo Núcleo de Tratamento Extrajudicial de Conflitos (NUTEC), da DPERN.

Segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN), nos últimos cinco anos, mais de 13 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Rio Grande do Norte. 

Partindo para o cenário nacional, a marca ultrapassa 900 mil crianças.

Diante dessa realidade, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) promove desde 2022 a campanha em todo o país, realizando o Dia D simultaneamente em todos os estados da federação. 

“A falta do nome do pai noregistro de nascimento causa uma série de impactos na vida do ser humano, desde a parte do desenvolvimento emocional até os direitos que são resguardados. Tem uma repercussão bem importante na vida de cada um”, ressaltou a Defensora Pública, Fabíola Lucena Maia. 

Serviço:
Data: 16/08
Local: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado - Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 - Potengi
Hora: 9h às 16h

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating