Cidades
Publicado em 27/05/2025, às 10h47 Redação
Uma mulher de 34 anos morreu após passar mal durante um procedimento odontológico realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Cidade Campestre, em Macaíba, na Grande Natal. Conceição dos Santos da Silva foi encaminhada para a UPA de Nova Esperança, em Parnamirim, mas não resistiu às complicações e faleceu no fim da tarde desta segunda-feira (26).
Segundo o esposo da vítima, George Silva da Cruz, a mulher foi à UBS para extrair uma raiz dentária e chegou ao local se sentindo bem. No entanto, durante o procedimento, apresentou sintomas graves.
“Quando me liberaram para ver ela, ela estava vomitando e dizendo que sentia muita dor de cabeça. Foi quando aplicaram dipirona e plasil na veia, e logo em seguida ela começou a convulsionar”, relatou.
De acordo com George, os profissionais da unidade tentaram reanimá-la, mas, diante da gravidade, decidiram transferi-la para a UPA mais próxima. Como o SAMU teria demorado a chegar, a remoção foi feita em um carro particular.
“Meu coração me diz que, se tivessem socorrido naquela hora, ela ainda estaria viva”, desabafou o esposo, que agora cobra justiça e tenta acessar o laudo médico que esclarecerá a causa da morte. A vítima deixa duas filhas.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Parnamirim e a direção da UPA de Nova Esperança esclareceram que a paciente deu entrada na unidade já em parada cardiorrespiratória, vinda do município de Macaíba em transporte particular.
Ainda segundo a nota, ela foi imediatamente atendida pela equipe médica, que iniciou os protocolos de reanimação. Houve uma resposta inicial, com recuperação dos sinais vitais, intubação e estabilização temporária do quadro. No entanto, apesar dos esforços, a paciente evoluiu a óbito.
“Reforçamos que a equipe da UPA de Nova Esperança prestou toda a assistência necessária e realizou todos os procedimentos disponíveis para reverter o quadro crítico da paciente. Lamentamos profundamente o desfecho e nos solidarizamos com os familiares”, conclui a nota.
Após o ocorrido, a Prefeitura de Macaíba também emitiu uma nota afirmando que a vítima foi atendida pela médica local com a realização dos primeiros socorros. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Macaíba informa que, na manhã de segunda-feira, 26 de maio, uma paciente de 34 anos, sem comorbidades e regularmente acompanhada pela equipe da UBS Campestre, inclusive para tratamento odontológico com diversos atendimentos em seu histórico e sem qualquer intercorrência anterior, passou mal durante atendimento para tratamento dentário.
Imediatamente foi atendida pela médica local com a realização dos primeiros socorros. Em razão de tratar-se de uma urgência, a equipe acionou o SAMU. Porém, diante da demora do serviço, a paciente foi levada para a UPA de Parnamirim, o pronto atendimento mais próximo do local, no veículo administrativo da Prefeitura, sempre acompanhada pela médica e técnica de enfermagem. Tanto a equipe da Saúde de Macaíba quanto a equipe da UPA de Parnamirim prestaram todo o atendimento de forma ágil e cabível para o caso, porém infelizmente a paciente veio a falecer.
A causa da morte ainda não é conhecida e deverá ser esclarecida mediante laudo a ser emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).”
O caso será investigado, e o laudo médico deverá apontar a causa da morte nos próximos dias.
Classificação Indicativa: Livre