Cidades
Publicado em 10/05/2025, às 18h42 Leonardo Pereira
O Dia D de vacinação em Natal foi marcado pela intensificação da imunização contra a Influenza e atualização da caderneta vacinal neste sábado (10). A cerimônia de abertura aconteceu no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó, contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP).
“Hoje temos mais uma grande oportunidade de vacinar as nossas crianças e os outros grupos de risco, não só para a influenza, mas também de verificar a carteira vacinal da população e colocar em dia outras vacinas também”, comentou o secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, em seu discurso na mesa de abertura, salientando o empenho do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI) para a realização do evento.
Em seu discurso, o secretário reforçou ainda a ação conjunta entre o município, estado e Ministério da Saúde na realização do Dia D.
“Gostaria de dizer que é uma alegria enorme estar aqui nessa ação, pois o que de fato resolve e leva alento à população é o SUS fortalecido, então que essa seja uma das várias ações que vamos realizar juntos nessa caminhada”, disse.
Durante a manhã, no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti, foram realizadas diversas ações lúdicas, com presença de banda musical, brincadeiras e do Zé Gotinha convidando a criançada para se proteger contra a gripe. Na escola, foram contabilizadas 72 doses aplicadas, sendo 58 para Influenza e 14 para outras vacinas de rotina.
Deivid Lima, operador de máquina, pai do pequeno Elias Escobar, aluno Nível I do CMEI Dr. Vulpiano, elogiou a iniciativa do município em realizar a ação na instituição de ensino. “É muito gratificante ver essa ação no espaço escolar. É importante para a gente, pais, nos sentirmos mais seguros com a circulação das crianças dentro das escolas”, comentou.
As Unidades Básicas de Saúde do município abriram suas portas, das 8h às 12h, para ofertar imunização à população. Já nos pontos extras dos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, a oferta do imunizante contra a gripe e de outras vacinas do calendário vacinal segue até às 20h.
Quem pode se vacinar contra a gripe
Crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e idosos com idade acima de 60 anos, a imunização contra a influenza passou a ser de rotina, entrando para o Calendário Nacional de Vacinação para esses grupos.
Outros grupos prioritários que podem receber o imunizante são:
Classificação Indicativa: Livre