Cidades
Publicado em 06/07/2025, às 19h31 Dani Oliveira
O Dalai Lama completou 90 anos neste domingo (6), e seu aniversário foi comemorado com uma grande festa com presença do líder espiritual tibetano na Índia. A cerimônia teve devotos presentes, um bolo de nove andares, música, dança e homenagens de autoridades e de um ator de Hollywood.
Vestido com seu tradicional manto amarelo e bordô, Dalai Lama chegou ao complexo do Templo de Dalai Lama sob sorrisos e aplausos de milhares de monges e seguidores que se reuniram numa manhã chuvosa na cidade montanhosa de Dharamshala, no norte da Índia, onde ele vive. O líder religiosos acenou e cumprimentou os presentes enquanto caminhava lentamente até o palco com o apoio de religiosos.
Uma série de rituais com música, dança e encenações foram realizados em frente a um palco onde Dalai Lama e pessoas próximas a ele estavam sentados. O líder espiritual fez um breve discurso, recebeu homenagens de autoridades e foi aplaudido por devotos.
Dalai Lama também comeu um pedaço de seu bolo de aniversário. O bolo tinha nove andares e foi distribuído entre os presentes após a primeira parte da cerimônia.
O ator Richard Gere, famoso pelos filmes “Uma linda mulher” (1990), “Chicago” (2002) e “Gigolô americano” (1980), é um seguidor do budismo e esteve presente no evento. Ele afirmou em discurso que Dalai Lama é “o bípede mais extraordinário que já caminhou neste planeta”.
Nunca vimos alguém assim, que incorpora totalmente o altruísmo, o amor completo, a compaixão e a sabedoria. Nunca vimos um ser humano como ele. Sua Santidade pertence ao mundo. E pertence ao universo”, afirmou o ator.
Os seguidores do budismo realizaram celebrações ao redor do mundo durante a semana, como no Nepal e no Tibete, onde Dalai Lama morava antes de ir para o exílio, em 1959.
Nos últimos dias, Dalai Lama afirmou que reencarnará após sua morte e terá um sucessor, dando continuidade a uma tradição budista de séculos. O próximo líder budista será decidido por ele e por religiosos próximos a ele. O líder espiritual também disse esperar viver até os 130 anos e reencarnar após a morte.
Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1989, Dalai Lama é considerado um dos líderes religiosos mais influentes do mundo, com seguidores que vão muito além do budismo —mas não por Pequim, que o chama de separatista e tenta colocar a fé sob seu controle. Dalai Lama também voltou a provocar a China nesta semana, ao dizer que o governo de Xi Jinping não tem direito de interferir em sua linha sucessória.
Classificação Indicativa: Livre