Cidades
Publicado em 07/05/2025, às 11h39 Dani Oliveira
O cardeais que participarão do conclave para eleger o próximo papa iniciaram a procissão que sai da Capela Paulina em direção a Capela Sistina, onde acontecerá a votação, por volta das 16h30, horário local (11h30 em Brasília) desta quarta-feira (7).
O percurso é feito após uma pausa para almoço e um último período de reflexão. A caminhada será acompanhada pelo canto “Veni Creator”.
Uma vez no local eles cantarão “Spiritus Sanctus”, um hino latino.
Em um ritual final, todos os 133 cardeais farão um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal.
A capela entrará então em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. As portas serão fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.
Os conclaves costumam se estender por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar papa.
Durante o período, os votantes ficarão hospedados em duas casas do Vaticano e farão o juramento de permanecerem fora de contato com qualquer pessoa que não participe da votação secreta.
Uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina, onde ocorrem as votações.
Se a fumaça que sair dela for preta, isso significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Se a fumaça for branca, isso indica que um novo papa foi eleito.
Classificação Indicativa: Livre