Cidades

Alerta de saúde: Natal inicia vacinação antirrábica nesta sexta-feira com foco em prevenção e controle

Reprodução/Assessoria
A Prefeitura de Natal inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, visando proteger cães e gatos contra a raiva até 30 de setembro  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Assessoria

por Giovana Gurgel

Publicado em 31/07/2025, às 13h38



A Prefeitura de Natal dá início nesta sexta-feira (1º) à Campanha de Vacinação Antirrábica 2025, com o objetivo de proteger cães e gatos contra a raiva, doença viral letal que pode ser transmitida aos humanos.

A ação segue até o dia 30 de setembro e é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

A vacina é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas gestantes ou lactantes. A raiva não tem cura, e a imunização anual é a única forma eficaz de prevenção. Em 2025, dois casos da doença foram confirmados em morcegos nos bairros de Pitimbu e Barro Vermelho, o que acende um alerta para os tutores de animais domésticos.

Campanha terá ações itinerantes e em postos fixos

A vacinação será realizada em duas frentes: porta a porta, de segunda a sábado, das 7h às 13h, e em postos fixos, localizados em todas as regiões da cidade. A prioridade inicial do atendimento domiciliar será para bairros com maior risco de transmissão, como Pajuçara, Alecrim, Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra e Felipe Camarão.

O Dia D da campanha será no sábado, 27 de setembro, com intensificação da vacinação em diversos pontos da capital.

Confira os locais com vacinação fixa durante toda a campanha:

  • UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara
  • USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi
  • UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol
  • Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251, Esperança
  • UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu

População deve redobrar atenção com animais suspeitos

A Secretaria de Saúde reforça a importância de evitar contato com animais agressivos ou com comportamento fora do normal, e orienta que, nesses casos, a população acione imediatamente a UVZ pelo WhatsApp: (84) 3232-8235.

Com o avanço da vacinação, o município busca impedir a circulação do vírus e proteger não só os animais, mas também os humanos. A campanha é gratuita e aberta a toda a população.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating