Cidades

Águas do Rio São Francisco chegam ao RN e inauguram nova era para segurança hídrica

Inaugurada em março deste ano pelo presidente Lula (PT) e pela governadora Fátima Bezerra, a Barragem Oiticica beneficia 43 municípios - Divulgação
As águas que chegam ao Rio Grande do Norte vêm das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba. Elas seguirão para a barragem Oiticica  |   BNews Natal - Divulgação Inaugurada em março deste ano pelo presidente Lula (PT) e pela governadora Fátima Bezerra, a Barragem Oiticica beneficia 43 municípios - Divulgação
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 14/08/2025, às 14h06



Às 23h53 da última quarta-feira (13), o Rio Grande do Norte recebeu de maneira oficial as águas do Rio São Francisco, sendo um marco histórico para a gestão de recursos hídricos no RN. O momento foi comemorado pela governadora Fátima Bezerra, que falou sobre o impacto da obra para a região do semiárido.

“É a realização de um sonho que se torna presente e futuro. Como sertaneja, vivi de perto a dureza da falta de água. Este instante me emociona profundamente. Lutamos muito para que esse dia chegasse. A água veio de longe para todos”, afirmou a governadora.

Já para o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, a chegada das águas simboliza segurança hídrica para as atuais e futuras gerações.

“Não se trata apenas de engenharia, mas de uma política pública que garante desenvolvimento sustentável, fortalece a economia e leva cidadania a milhares de famílias potiguares”, disse.

Integração de bacias

O Projeto de Integração de Águas do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil. São 477 quilômetros de extensão divididos em dois eixos, o Leste e o Norte. Com isso, serão beneficiadas cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Leia também

O Eixo Norte, que abastece a região Seridó, leva água de Cabrobó (PE) passando pela Paraíba e Ceará até o RN. O volume inicial de 2,95 m³/s será destinado de maneira prioritária ao consumo humano e à agricultura familiar.

Destino das águas

As águas que chegam ao Rio Grande do Norte vêm das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba. Elas seguirão para a barragem Oiticica, em Jucurutu, que tem capacidade de 742 milhões de m³, e para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, entre Assu, Itajá e São Rafael, com capacidade de 2,4 bilhões de m³.

Inaugurada em março deste ano pelo presidente Lula (PT) e pela governadora Fátima Bezerra, a Barragem Oiticica beneficia 43 municípios e possibilita a irrigação de 10 mil hectares. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating