Publicado em 03/05/2025, às 19h08 Janones confirmou o incidente, mas afirmou que não houve discussão com os garçons do La Vitrola em Havana - Reprodução/Câmara dos Deputados Aryela Souza
O deputado federal André Janones (Avante-MG) protagonizou uma situação tensa na noite de quarta-feira (30) em um restaurante de Havana, capital de Cuba. O episódio aconteceu no La Vitrola, estabelecimento localizado na turística região de Havana Vieja.
Segundo testemunhas, Janones se exaltou após perceber que não tinha dinheiro suficiente para pagar o que havia consumido. A confusão teria começado após o parlamentar aceitar a sugestão dos garçons e pedir um corte de carne tomahawk — um dos mais caros do cardápio.
De acordo com os valores do menu, o prato custa 30 mil pesos cubanos. Na cotação oficial, isso ultrapassaria R$ 7 mil, mas, pela cotação paralela, gira em torno de 120 dólares — cerca de R$ 650.
Incomodado com a situação, o deputado teria disparado ofensas como “merda de país” e “porcaria de cidade”, chamando atenção dos presentes. Ele estava acompanhado de uma mulher e, após deixar o local por alguns minutos, retornou com o dinheiro para quitar a conta.
Procurado, Janones confirmou que teve problemas para pagar a conta, mas negou qualquer desentendimento com os funcionários do restaurante. Em nota, afirmou que precisou retornar ao hotel para buscar o dinheiro, já que o restaurante não aceitava cartão e ele havia perdido o valor que tinha em mãos
Não houve qualquer tipo de discussão com funcionários do restaurante e, em momento algum, tentei manchar a imagem do estabelecimento ou dos trabalhadores do local. O que aconteceu é que tive que ir ao hotel buscar dinheiro, uma vez que perdi o que havia levado, e o restaurante não aceita cartão para pagamento. Fui até o hotel, que fica ao lado, peguei o dinheiro e voltei para pagar a conta”, afirmou o deputado.