Política
Publicado em 12/05/2025, às 07h27 Presidente Lula viaja mais de 83 mil km em três meses, visitando seis países e participando de eventos internacionais. - Divulgação Dani Oliveira
O presidente Lula conseguiu percorrer o equivalente a duas voltas ao mundo em apenas três meses. Isso considerando apenas os roteiros internacionais.
Somado ponto a ponto das viagens de Lula e comitiva, a ida à Rússia para o convescote promovido por Vladimir Putin, onde esteve ao lado de Miguel Díaz-Canel (Cuba) e Nicolás Maduro (Venezuela), Lula fecha mais de 83 mil km percorridos, entre março e maio. Em 2024, as viagens somaram 102 mil km.
Este ano, Lula já passou por seis países: Uruguai, Japão, Vietnã, Honduras, Vaticano e Rússia. Mas a lista cresce até o fim da semana.
Da Rússia, Lula segue para a China para participar do encontro do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Esse fórum se consolidou como um mecanismo importante para aumentar a confiança mútua política entre os países, alinhar estratégias de desenvolvimento e promover a conectividade entre a China e os países da América Latina e Caribe.
Com a crescente relevância da China no cenário global e o interesse dos países da Celac em diversificar suas parcerias, o Fórum se consolida como uma ponte estratégica para fortalecer a integração e o progresso mútuo.
Com o tour pela China, Lula fecha 47 viagens internacionais nesta gestão. Fora a ida ao Egito e Portugal antes mesmo da posse.