Política
Publicado em 26/08/2025, às 09h36 Foto: Reprodução. Sammara Bezerra
O ex-deputado Rafael Motta permanece internado na UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em estado clínico estável, segundo boletim médico. No momento, o ex-deputado está sedado, em coma induzido, sob cuidados da equipe multiprofissional da unidade de saúde.
A informação foi confirmada em boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (26) pela equipe responsável pelo acompanhamento do ex-parlamentar. De acordo com a atualização, Rafael Motta foi diagnosticado com lesão brônquica – já tratada em Natal –, além de fraturas de coluna, esterno e antebraço.
“O estado clínico é considerado estável”, diz o documento assinado pela cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar, coordenadora da equipe médica, pelo diretor clínico Paulo Marcelo Gehm Hoff e pelo diretor-geral do hospital, Daniel Favarão Del Negro.
Apesar da gravidade dos traumas, os movimentos dos membros inferiores estão preservados, o que indica ausência de danos na medula espinhal.
O ex-deputado sofreu um acidente de kitesurf na última sexta-feira (22), em Natal, quando uma corrente de vento o fez cair e, posteriormente, ser arrastado pelo equipamento, provocando uma queda de cerca de 12 metros.
Ele foi socorrido e submetido a cirurgias de urgência no Hospital Walfredo Gurgel, antes de ser transferido em UTI aérea para São Paulo, no domingo (24).
Rafael Motta, de 40 anos, iniciou a carreira política como vereador de Natal em 2012 e exerceu dois mandatos como deputado federal. Foi candidato ao Senado em 2022 e disputou a Prefeitura de Natal em 2024.
Confira a íntegra do boletim, divulgado nesta segunda-feira (26):