Política
Publicado em 02/07/2025, às 13h06 Trump espera que o Hamas aceite o novo acordo - Reprodução/Internet BNews Natal
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (1º) que Israel concordou com os termos para implementar um novo cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. O anúncio foi feito pelo líder norte-americano na plataforma Truth Social, rede usada por ele para divulgar comunicados oficiais.
Segundo Trump, a decisão ocorreu após uma “longa e produtiva reunião” entre autoridades israelenses e representantes do governo dos EUA. O plano ainda será submetido ao Hamas pelos mediadores do Qatar e Egito, que acompanham as negociações.
“Israel concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual trabalharemos com todas as partes para pôr fim à guerra”, declarou Trump. Ele acrescentou que espera que o Hamas aceite o acordo, “porque a situação não vai melhorar — só vai piorar”.
Trégua anterior fracassou após desacordo
Em janeiro, israelenses e palestinos haviam acertado uma trégua mediada por EUA, Catar e Egito, que previa três fases. Na primeira etapa, foi realizada a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
A segunda fase, que deveria começar em março, acabou suspensa depois que o governo de Israel exigiu a libertação de todos os reféns restantes antes de avançar nas negociações. Como resposta, Tel Aviv intensificou os ataques contra Gaza.
O novo cessar-fogo ocorre em meio ao agravamento da ofensiva militar. Só no ataque mais recente, 33 palestinos morreram quando uma cafeteria localizada em uma praia foi bombardeada pela Força Aérea israelense.
Mais de 55 mil mortos e encontro entre Trump e Netanyahu
Desde 2023, a guerra já deixou mais de 55 mil mortos na Faixa de Gaza, de acordo com dados de autoridades locais e organizações humanitárias. Até agora, nem Israel nem o Hamas confirmaram oficialmente a aceitação da proposta apresentada por Trump.
O anúncio do cessar-fogo ocorre poucos dias antes da visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aos Estados Unidos. Netanyahu deve se encontrar com Trump na próxima segunda-feira (7/7), na Casa Branca, para discutir a guerra e eventuais caminhos para um acordo duradouro.
Os detalhes dos novos termos da trégua ainda não foram divulgados. O governo norte-americano aguarda o posicionamento do Hamas e a manifestação dos mediadores para dar sequência ao plano.