Política

STF julga “núcleo da desinformação” em suposto plano de golpe de Estado; veja nomes dos denunciados

Ministros do STF decidirão se há provas suficientes para tornar sete acusados réus em ação penal por tentativa de golpe  |  Supremo Tribunal Federal analisa denúncia da PGR sobre tentativa de golpe em 2022, com foco no núcleo 4 e seus envolvidos. - Divulgação

Publicado em 06/05/2025, às 07h14   Supremo Tribunal Federal analisa denúncia da PGR sobre tentativa de golpe em 2022, com foco no núcleo 4 e seus envolvidos. - Divulgação   Dani Oliveira

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (6), o julgamento do chamado “núcleo 4” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Segundo a PGR, o núcleo 4 prestava apoio às ações golpistas. A denúncia aponta que os envolvidos adotaram medidas para manter manifestações em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na última eleição presidencial.

A Primeira Turma do STF será responsável por analisar o caso e reservou três sessões para isso: a primeira na manhã de terça-feira, outra na parte da tarde e a última, se necessária, na manhã de quarta-feira (7).

Na prática, os cinco ministros da Turma irão decidir se aceitam a denúncia contra sete acusados, ou seja, se há elementos suficientes para que eles se tornem réus em uma ação penal.

Veja quem são os denunciados:

• Ailton Gonçalves Moraes Barros;
• Ângelo Martins Denicoli;
• Carlos Cesar Moretzsohn Rocha;
• Giancarlo Gomes Rodrigues;
• Guilherme Marques de Almeida;
• Marcelo Araújo Bormevet;
•Reginaldo Vieira de Abreu.


Eles são acusados de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A Primeira Turma é composta por cinco ministros: Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasília Organização criminosa Stf Jair bolsonaro Supremo tribunal federal Denúncia Primeira turma Réus Pgr Golpe de Estado Procuradoria-geral da república 2022 Estado democrático de direito Marcelo araújo bormevet Reginaldo vieira de abreu Ailton gonçalves moraes barros Carlos cesar moretzsohn rocha Ângelo martins denicoli Giancarlo gomes rodrigues Guilherme marques de almeida

Leia também


Fux vota por pena menor para mulher que pichou estátua do STF com “perdeu, mané”


Líderes da Câmara adiam votação sobre urgência da anistia a condenados do 8 de janeiro