Política
Publicado em 02/07/2025, às 16h45 A CPMI, presidida por Omar Aziz, visa apurar as fraudes no INSS - © Joédson Alves/Agência Brasil BNews Natal
O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu os parlamentares que integrarão a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar os descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A instalação da comissão está prevista para agosto, após o recesso parlamentar.
A presidência da CPMI ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM), enquanto o nome do deputado relator ainda será definido. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), já leu o requerimento da comissão em sessão conjunta das duas Casas.
Os indicados pelo PT para compor a CPMI são Rogério Correia (PT-MG) e Paulo Pimenta (PT-RS) como titulares, e Alencar Santana (PT-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP) como suplentes.
Disputa política e importância da investigação
Líderes partidários de diferentes bancadas ainda precisam nomear seus representantes para a comissão. A disputa pelo controle da CPMI é acirrada, com governistas e oposicionistas buscando fortalecer suas posições para influenciar a narrativa durante as investigações.
O escândalo envolvendo descontos irregulares no INSS vem gerando intensas trocas de acusações entre governo e oposição sobre a responsabilização dos envolvidos e a dimensão das fraudes.