Política

Provas do suposto plano de golpe são liberadas para Bolsonaro a pedido de Moraes; veja detalhes

Decisão de Alexandre de Moraes atende pedido das defesas, garantindo acesso a dados e documentos da investigação golpista  |  Moraes destaca a necessidade de sigilo em documentos que envolvem a vida privada dos denunciados no caso de golpe. - Divulgação

Publicado em 13/05/2025, às 07h27   Moraes destaca a necessidade de sigilo em documentos que envolvem a vida privada dos denunciados no caso de golpe. - Divulgação   Dani Oliveira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal disponibilize, por meio de link em núvem, todo o material apreendido nas investigações contra Jair Bolsonaro e outros seis denunciados por envolvimento em uma suposta trama golpista.

A decisão complementa despacho anterior e atende pedido das defesas, que buscam acesso integral a provas como dados de celulares, computadores e documentos reunidos durante as investigações.

A defesa do general e ex-ministro Augusto Heleno foi a única a ainda não fornecer um endereço de e-mail de advogado para recebimento dos arquivos.

Determino que a Polícia Federal envie, de imediato, link externo para os e-mails dos advogados, devidamente indicados, para que realizem download do material, mediante assinatura do termo de confidencialidade e preservação de sigilo”, diz Moraes em decisão.

O ministro já havia autorizado, no final de abril, o acesso integral dos réus às provas coletadas no inquérito do plano de golpe. Desde então, a PF teve de informar qual seria a melhor forma de enviar os arquivos, e os advogados precisaram indicar os e-mails para os quais o acesso seria concedido.

Na decisão de abril, deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juízo deverá ser comunicado e as Defesas deverão realizar requerimentos específicos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsDadosPolícia federalStfJair bolsonaroAlexandre de moraesTrama golpistaSupremo tribunal federalInquéritoRéusInvestigaçõesDocumentosDefesasCelularesSigiloProvasComputadoresAcesso integralTermo de confidencialidadeAugusto helenoMaterial apreendido

Leia também


STF julga “núcleo da desinformação” em suposto plano de golpe de Estado; veja nomes dos denunciados


[Vídeo] Veja momento em que Bolsonaro é intimado na UTI por tentativa de golpe de estado