Política

Pé-de-Meia: veja como aproveitar o dinheiro das parcelas já depositadas

"Não adianta pegar esse dinheiro e gastar com besteira” diz influencer de finanças em série de vídeos do Ministério da Educação (MEC).  |  Foto: Divulgação

Publicado em 02/10/2025, às 09h24   Foto: Divulgação   Bruna Souza

Em prol de evoluir o programa de benefícios Pé-de-Meia, o MEC lançou, através de seu canal do Youtube, uma série de vídeos sobre educação financeira com a influencer Nath Finanças, trazendo dicas para os beneficiários. 

O programa que já está em sua sétima parcela de benefício, segundo o calendário do governo, disponibiliza o pagamento conforme as matrículas e presença nas aulas de ensino médio público e educação de jovens adultos (EJA).

O que é o  Pé-de-meia? 

O Pé-de-meia é um programa do governo federal de incentivo a estudos, onde ele paga um benefícios para estudantes de ensino médio público e do programa de educação de jovens adultos (EJA) baseado na frequência escolar dos alunos. 

Como participar do benefício

Segundo o portal do gov, o pagamento é feito automaticamente por uma conta da Caixa, sem necessidade de inscrição, para saber se é elegível o estudante deve consultar o canal de comunicação do MEC, o aplicativo Jornada do Estudante.

3 dicas de como utilizar o dinheiro

Agora em parceria com a influencer e especialista financeira Nathália Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, o governo traz uma série de vídeos de educação financeira e as principais dicas são: 

  1. O estudante deve definir metas de curto, médio e longo prazo, para assim poder direcionar seu dinheiro
  2. Cuidado com compras no crédito, evite parcelas que vão comprometer seu benefício
  3. Sempre tenha uma reserva, guardar qualquer quantia é importante. 

As parcelas são do benefício são de R$ 200,00, podendo chegar a mais de R$ 9 mil no final do curso, segundo as dicas de Nath Finanças, o importante é o aluno ter prioridade definidas para fazer utilizar esse dinheiro da melhor maneira. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Prefeitura do Natal lança campanha Outubro Rosa com programação de saúde e prevenção


Núcleo da Terra mudou de direção: veja quais os impactos já sentidos pelos humanos