Política
Publicado em 11/08/2025, às 14h55 Ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro - Marcelo Camargo/Agência Brasil José Nilton Jr.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito que tem como objetivo investigar se o ex-presidente Jair Bolsonaro tem envolvimento em relação ao envio de uma mensagem na qual é falada que o presidente Lula (PT) teria violado direitos humanos.
As investigações começaram após Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, ter acionado a Polícia Federal em julho deste ano para que fossem realizadas investigações sobre crimes contra a honra do presidente Lula.
Além disso, crimes correlatos também foram apurados durante as investigações executadas pela Polícia Federal.
Motivo da investigação
O ministério recebeu uma denúncia anônima na qual era relatado que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria compartilhado, no aplicativo de mensagens WhatsApp, uma foto associando o presidente Lula a Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria.
Leia também
Ainda na suposta mensagem compartilhada por Bolsonaro, Lula teria sido associado à execução de pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Após executar análises, a Polícia Federal enviou o caso para o Ministério Público. O órgão optou por abrir o inquérito. Com isso, as investigações serão realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal.