Política
Publicado em 11/08/2025, às 08h14 O senador, neto de ex-presidente, foi alvo de um atentado em junho e não resistiu a complicações médicas após cirurgia. - Divulgação Dani Oliveira
O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, faleceu nesta segunda-feira (11), dois meses após ter sido baleado durante um ato de campanha na capital, Bogotá. A informação foi confirmada por sua esposa, Maria Claudia Tarazona.
Uribe era uma das principais figuras da oposição ao governo atual e despontava como um dos nomes mais fortes para disputar a presidência nas eleições previstas para março de 2026. Neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista assassinada pelo Cartel de Medellín, o parlamentar carregava uma trajetória marcada por episódios de violência que também atingiram sua família.
O ataque aconteceu em 7 de junho, quando Uribe discursava em um comício de rua. Ele foi atingido por dois disparos na cabeça e um na perna, em um momento de intensificação da agenda eleitoral no país. Levado às pressas para a Fundação Santa Fé de Bogotá, o senador passou por procedimentos emergenciais e chegou a apresentar sinais de estabilização.
No entanto, seu quadro piorou no último sábado (9), após sofrer uma hemorragia no sistema nervoso central. Segundo boletim médico, foi necessária uma nova cirurgia de urgência, seguida de sedação profunda. Apesar dos esforços da equipe médica, Uribe não resistiu.
O atentado e a morte do parlamentar provocaram forte comoção política na Colômbia, reacendendo o debate sobre a escalada da violência contra candidatos e líderes públicos no país.
O mal destrói tudo, mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho correto da Colômbia", lamentou o ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido Centro Democrático, ao qual Uribe era filiado.
A esposa do senador, Maria Claudia Tarazona fez uma postagem de confirmação da morte do marido em suas redes socias:
"Siempre serás el amor de mi vida. Gracias por una vida llena de amor, gracias por ser un papá para las niñas, el mejor papá para Alejandro.
Pido a Dios me muestre el camino para aprender a vivir sin ti.
Nuestro amor trasciende este plano físico.
Espérame, que cuando cumpla mi promesa con nuestros hijos, iré a buscarte y tendremos nuestra segunda oportunidad.
Descansa en paz amor de mi vida, yo cuidaré a nuestros hijos".