Política

Meta e TikTok removem fake news sobre Lula e Janja na Rússia, após notificação da AGU

A Advocacia-Geral da União notificou as plataformas para a remoção de publicações que comprometem a missão diplomática do Brasil  |  As redes sociais apagaram mensagens que associavam Janja a fraudes, visando proteger a integridade das políticas públicas brasileiras. - Divulgação

Publicado em 16/05/2025, às 08h04   As redes sociais apagaram mensagens que associavam Janja a fraudes, visando proteger a integridade das políticas públicas brasileiras. - Divulgação   Dani Oliveira

Junto ao Tiktok, a Meta, empresa dona das redes Instagram, WhatsApp e Threads, apagou as publicações que envolviam notícias falsas sobre a primeira-dama, Rosângela da Silva, durante viagem à Rússia.

A ação acontece após a Advocacia-Geral da União (AGU) notificar as companhias e pedir a retirada do conteúdo em até 24 horas.

As notificações extrajudiciais atendem a um pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

Nos últimos dias passaram a circular nas plataformas uma mensagem em que a primeira-dama Janja da Silva aparece ao lado de uma pilha de malas, que, segundo a publicação, estavam cheias de dinheiro supostamente desviado da fraude do INSS.

De acordo com a postagem, a foto foi feita na chegada da primeira-dama à Rússia, onde ela teria sido barrada após um agente ter aberto uma das bagagens descritas na notícia falsa.

Segundo a AGU, as publicações foram veiculadas para atingir a legitimidade da própria missão diplomática do Estado brasileiro, sendo “conteúdo desinformativo com potencial de vulnerar a estabilidade institucional e de comprometer a integridade das políticas públicas tuteladas pela União”.

Se não removerem os conteúdos desinformativos listados nas notificações extrajudiciais, as plataformas poderiam incorrer em omissão culposa, ensejando sua responsabilização, adianta a AGU, pois “as mensagens têm o condão de confundir o público interno sobre tema relevante (relações diplomáticas) e sensível (missão oficial do Estado brasileiro)”.

Viagem

A primeira-dama foi à Rússia a convite do governo russo. Ela cumpriu agendas entre os dias 3 e 7 de maio, antes da chegada do presidente Lula.

Janja participou de encontros com alunos e professores de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e assistiu o balé Lago dos Cisnes.

Ela também se reuniu com reitores de universidades, esteve com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Instagram Lula Inss Políticas públicas Agu Desinformação Secom Tiktok WhatsApp Janja da silva Meta Rússia São petersburgo Relação diplomática Secretaria de comunicação Estado brasileiro Estabilidade institucional Missão diplomática Threads Rosângela da silva

Leia também


Meta e TikTok têm 24h para excluírem posts sobre Lula e Janja na Rússia; é o que determina AGU


[VÍDEO] Lula se irrita com vazamento de fala sobre TikTok na reunião com Xi Jinping