Política
Publicado em 20/05/2025, às 15h03 Durante o evento, o presidente também anunciou o lançamento iminente de uma nova edição do PAC Seleções - Marcelo Camargo/Agência Brasil Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um anúncio no qual divulgou duas novas frentes de atuação. A primeira é uma linha de crédito para reformas de moradias. Já a segunda é uma política voltada a ampliar o acesso de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a médicos especialistas.
As novas medidas foram anunciadas durante a 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos, que acontece nesta terça-feira (20).
As medidas
O crédito habitacional permitirá que cidadãos possam executar melhorias em suas casas, como a construção de banheiros, garagens ou novos cômodos. Para isso, os juros serão reduzidos.
No que diz respeito ao campo da saúde, o presidente afirmou que a população terá direito à segunda consulta com especialistas e a exames de imagem, como tomografia e ressonância. Segundo Lula, a medida visa garantir que todos os brasileiros tenham acesso ao mesmo tipo de atendimento diagnóstico que ele próprio recebe em check-ups.
Para executar a ação, o governo federal deve firmar parcerias com a rede privada de saúde, aproveitando a capacidade ociosa de clínicas e hospitais privados.
Durante o evento, o presidente também anunciou o lançamento iminente de uma nova edição do PAC Seleções, com foco em obras essenciais e construção de novas moradias.
Com informações da Agência Brasil.