Política
Publicado em 06/05/2025, às 17h33 Deputado estadual Tomba Farias (PL) - Reprodução/Internet Redação
O deputado estadual Tomba Farias (PL), líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta terça-feira (6) que ingressará com uma ação judicial contra o governo estadual, cobrando o cumprimento da lei que dá nome à barragem de Oiticica, recém-inaugurada no Seridó potiguar.
Segundo Tomba, a Lei Nº 9.903, de sua autoria, sancionada em dezembro de 2014 pela então governadora Rosalba Ciarlini, determina que a barragem leve o nome do ex-governador Iberê Ferreira de Souza. A obra, no entanto, foi entregue oficialmente em março deste ano sem a devida homenagem, conforme relatou o parlamentar.
“Não sei por qual motivo a governadora Fátima Bezerra resolveu não cumprir a lei que a denomina com o nome de Iberê Ferreira. A gente tem que dar a César o que é de César. Iberê foi um dos grandes responsáveis pela viabilização da obra”, disse Tomba.
O parlamentar afirmou ainda que buscou resolver a situação de forma amigável, tendo feito apelos ao deputado estadual Francisco do PT, líder do governo na Assembleia, e ao chefe da Casa Civil, Raimundo Alves. Contudo, segundo ele, nenhuma providência foi tomada.
Tomba recordou que Iberê Ferreira, enquanto deputado federal, foi relator do orçamento da União e destinou recursos para a barragem, além de ter assinado a ordem de serviço para retomada das obras já durante seu mandato como governador. “Estou cobrando o cumprimento da lei. Não vi sequer a placa comemorativa com o nome de Iberê Ferreira de Souza”, pontuou.
Para o líder do PL, a ação judicial pretende resgatar o reconhecimento público de um político que, segundo ele, teve contribuição significativa ao estado. “Estamos falando de um homem que exerceu seis mandatos como deputado federal, foi deputado estadual, secretário, vice-governador e governador do RN. Nada mais justo do que cumprir a lei”, finalizou.