Política
Publicado em 03/07/2025, às 18h06 O presidente da Câmara também comemorou o sucesso do São João de Natal, que ganhou projeção nacional - Francisco de Assis BNews Natal
A Câmara Municipal de Natal finalizou o primeiro semestre deste ano registrando um balanço positivo de atividades legislativas. No total, foram aprovadas 207 proposições, entre 173 Projetos de Lei Ordinária, 6 Resoluções, 23 Decretos Legislativos e 5 Projetos de Lei Complementar, além de mais de 2.300 requerimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome, destacou o comprometimento do legislativo com as demandas da população da capital potiguar e o protagonismo do parlamento natalense nas principais decisões da cidade.
“A Câmara de Natal vive um momento de protagonismo. Estamos atentos às necessidades da população e comprometidos com o desenvolvimento da cidade. Os resultados já são sentidos nas ruas e mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.
Principais aprovações
Entre as matérias de maior impacto aprovadas no semestre estão:
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
4ª Revisão do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025;
Isenção de IPTU para imóveis localizados próximos a lagoas de captação afetadas por enchentes;
Unificação das prescrições urbanísticas e ambientais das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), modernizando a legislação urbanística com foco em sustentabilidade e ordenamento urbano.
Diálogo com o Executivo
Eriko também destacou a boa relação institucional com o Executivo, o que tem contribuído para avanços em áreas como urbanismo, segurança e infraestrutura.
LEIA TAMBÉM
Câmara de Natal encerra semestre com votação da LDO
“A cidade está mais iluminada com LED, o que fortalece a segurança e incentiva a ocupação dos espaços públicos. As praças estão sendo revitalizadas. Isso é resultado de uma gestão comprometida e de um Legislativo que trabalha em sintonia com o Executivo”, frisou.
Valorização da cultura
O presidente da Câmara também comemorou o sucesso do São João de Natal, que ganhou projeção nacional:
“Foi uma das maiores festas juninas do país, gerando turismo, renda e arrecadação de mais de cinco toneladas de alimentos para doação. Cultura e ação social andando juntas.”
Perspectivas para o segundo semestre de 2025
Para Eriko Jácome, os avanços obtidos nos primeiros seis meses de 2025 são apenas o início de um ciclo de entregas ainda mais expressivas.
“Se em apenas seis meses conseguimos avançar tanto, imagine até o fim da legislatura. Natal já começa a colher os frutos de um trabalho sério, coletivo e voltado para todos”, concluiu.