Política

Brasileiros não acreditam na promessa “picanha e cerveja”; confira dados da última pesquisa

A pesquisa do Paraná Pesquisas revela que a maioria dos entrevistados mantém uma visão pessimista sobre a economia  |  A pesquisa foi realizada com 2.020 pessoas e mostra uma leve melhora na percepção em relação ao levantamento anterior. - Divulgação

Publicado em 30/06/2025, às 08h32   A pesquisa foi realizada com 2.020 pessoas e mostra uma leve melhora na percepção em relação ao levantamento anterior. - Divulgação   Dani Oliveira

A concepção da maioria dos brasileiros, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, é de que até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará mais fácil incluir a dupla picanha e cerveja nas compras do mês. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (30).

O que mostra a pesquisa

De acordo com a pesquisa, 67,1% dos entrevistados acreditam que a dupla não estará mais acessível ao bolso até o final do governo. Durante a campanha passada, Lula elegeu o churrasco de picanha como uma símbolo da prosperidade que traria para a população.

Por outro lado, 26,3% disseram confiar que haverá melhoria nas condições econômicas até o fim do mandato do petista. Outros 6,6% não souberam ou preferiram não opinar.

Apesar da maioria pessimista, houve uma leve melhora na percepção dos brasileiros em relação à pesquisa anterior, feita em abril. Naquele mês, 68,4% não acreditavam em melhora, enquanto 25,7% estavam otimistas. Os que não sabiam ou não opinaram somavam 5,9%.

A sondagem mais recente

Foram 2.020 pessoas entre os dias 18 e 22 de junho, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Entre os entrevistados, 955 são homens e 1.065, mulheres.

A percepção negativa é mais acentuada entre os homens, com 71,5% dizendo que não veem chance de melhora, contra 63,1% das mulheres. Entre as regiões, o Sul lidera a insatisfação da falta de facilidade (74,6%), seguido do Sudeste (69,2%), Norte + Centro-Oeste (66,8%) e Nordeste (59,9%).

Já entre os que acreditam que haverá mais facilidade para comprar picanha e cerveja até o fim do mandato, os mais otimistas estão no Nordeste (33,9%), seguido por Norte + Centro-Oeste (27,6%), Sudeste (24%) e Sul (17,5%).

Classificação Indicativa: Livre


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