Polícia
Publicado em 02/10/2025, às 15h07 No local, os policiais apreenderam cerca de 20kg de entorpecentes, sendo maconha e cocaína - Divulgação/Polícia Civil do RN José Nilton Jr.
Nesta quinta-feira (2), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, executou a Operação Torniquete. O objetivo da ação foi o de desarticular uma organização criminosa responsável pelo fornecimento de drogas em grande escala em João Câmara, interior do RN.
Também participaram da operação a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).
Durante as ações, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva contra integrantes da facção. Entre eles, um homem de 51 anos de idade, considerado o líder estadual do esquema e condenado por roubo qualificado a banco desde 2007.
Nesta quinta-feira (2), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 85ª Delegacia de Polícia de João Câmara, executou a Operação Torniquete. O objetivo da ação foi o de desarticular uma organização criminosa responsável pelo fornecimento de drogas em grande escala. pic.twitter.com/WJlfALKahW
— BNews Natal (@BnewsNatal) October 2, 2025
Além disso, também foram presos um homem de 45 anos, apontado como chefe regional em João Câmara; um operador logístico de 25 anos; e uma mulher de 34 anos, suspeita de atuar no setor financeiro.
Ainda durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa em um imóvel usado como depósito. No local, os policiais apreenderam cerca de 20kg de entorpecentes, sendo maconha e cocaína.
Também foram apreendidas balanças de precisão, materiais para embalagem, cadernos de anotações e diversos celulares que irão subsidiar as investigações.
As investigações, que começaram há cinco meses, apontam que o grupo funcionava com divisão de funções e fluxo constante de distribuição de drogas entre Natal e João Câmara.
Leia também
A Operação Torniquete recebeu esse nome por simbolizar a interrupção dos fluxos de comando, logística e recursos entre o sistema prisional e as ruas, diante da influência de líderes que continuam a atuar mesmo encarcerados.
A ação contou ainda com o suporte da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Natal), da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV/Natal) e da SEAP. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de João Câmara.
Após a prisão, os detidos foram apresentados à autoridade policial e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da participação popular no combate à criminalidade. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.