Polícia
Publicado em 26/08/2025, às 07h52 A operação começou após a prisão de um suspeito em Natal, que tentava aplicar um golpe em um comércio. - Divulgação Dani Oliveira
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal), deflagrou a Operação Êxodo para desarticular uma associação criminosa envolvida em estelionatos e falsificação de documentos.
Como o esquema funcionava
As investigações começaram em junho de 2023, após a prisão em flagrante de um dos suspeitos no bairro Lagoa Nova, em Natal. Na ocasião, ele tentava aplicar golpe em um estabelecimento comercial.
No decorrer do inquérito, a polícia descobriu que o grupo atuava com clonagem de cartões de crédito, realizando compras em lojas e, posteriormente, contestando as transações junto às instituições financeiras. O golpe causava grandes prejuízos aos comerciantes.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Êxodo, com objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em estelionatos e falsificação de documentos. Veja como os criminosos agiam em https://t.co/IBerhDwKJbpic.twitter.com/P49ryAQyU5
— BNews Natal (@BnewsNatal) August 26, 2025
Por que o nome “Êxodo”?
De acordo com a Polícia Civil, o nome da operação faz referência ao histórico dos investigados, que já tinham passagens por crimes como roubo, tráfico de drogas e apropriação indébita, mas que migraram para práticas de estelionato.
A corporação informou que novas informações sobre a operação devem ser divulgadas em breve.