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Publicado em 16/06/2025, às 22h52 Anna K
O CEO da Latam Airlines, Roberto Alvo, confirmou que considera criar um hub internacional em Fortaleza, Ceará. A declaração do executivo foi dada durante entrevista ao jornal colombiano Reportur.
“Sempre é uma boa ideia, talvez uma ideia que se adiantou ao seu tempo. Hoje em dia temos um hub importante em Fortaleza, doméstico, com 60 ou 70 operações diárias, E sempre fizemos isso com a expectativa de que amanhã possamos expandir essa operação internacionalmente”, declarou.
Em 2015, a companhia chegou a realizar um estudo de viabilidade para desenvolver o primeiro hub doméstico e internacional do Nordeste do Brasil. As cidades consideradas na época foram Fortaleza, Natal e Recife. As três capitais e seus respectivos governos estaduais entraram numa verdadeira disputa para sediar um hub de vôos nacionais e internacionais da Latam no Nordeste.
A então TAM anunciou o início de análises de viabilidade para a instalação. O objetivo da empresa era ampliar a atuação em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região Nordestina.
Foram inúmeras reuniões em São Paulo, outras em Natal, com relatórios e informações com dados sobre novos voos, destinos, rotas e conexões. O novo Hub representava uma ampliação significativa de opções de conectividade para os passageiros, tanto em voos nacionais, como nas conexões com a América Latina e com grandes centros europeus.
Para os governos, a conquista do hub representava uma vitória política importante, porque também significaria mais empregos para muita gente e incremento ao turismo e novos investimentos, com a multiplicação no número de voos.
Mas o tão esperado hub da Latam no Nordeste foi suspenso pela empresa e o projeto, que prometia investimentos de US$ 1,5 bilhão, foi adiado por considerar que já não tinha viabilidade econômica para ser concretizado. Frustração foi a palavra de ordem. Naquele ano, estimava-se que o novo centro de distribuição da companhia aumentaria em 2 milhões de passageiros transportados a partir de 2018 e a expectativa era de chegar a 3.2 milhões em 2038.
Fortaleza escolhida
Agora, sem alardes e sem competição entre aeroportos, o CEO da Latam, Roberto Alvo, disse que Fortaleza deve levar o hub. E mais: já conquistou o nacional.
“Hoje em dia temos um hub importante em Fortaleza, doméstico, com 60 ou 70 operações diárias. “Sempre fizemos isso com a expectativa de que amanhã possamos expandir essa operação internacionalmente”, declarou.
De Fortaleza, a Latam já voa para 3 destinos internacionais: Santiago, Miami e Lisboa.
A Latam também anuncia a chegada do novo Airbus 321 XLR, avião que a companhia espera receber até 2027, com a operação da aeronave primeiramente no hub Latam de Lima, no Peru, no Nordeste brasileiro para a Europa, até a inclusão de rotas de São Paulo até o Caribe.
“A vantagem desta aeronave é que ela tem um único corredor, mas um longo alcance. Ela nos permite voar em rotas um pouco menores do que aquelas que você pode voar em uma aeronave de longo alcance e, principalmente, conectar destinos onde não há necessariamente carga, o que é necessário em aeronaves maiores hoje em dia.”
A aeronave é a mesma que a Iberia usará para voos a Fortaleza
A fala de Roberto Alvo ratifica o planejamento de voos internacionais para Fortaleza com a aérea, com aeronaves mais flexíveis e todo o caminho necessário para isso acontecer, como o amadurecimento do hub doméstico.
Em 2023, companhia aérea já havia mencionado a busca por fazer voos a Europa desde Fortaleza com o Airbus 321 XLR, mais objetivamente, Lisboa.
Este ano, a companhia chegou a surpreender e antecipou voos a Lisboa com o gigante Boeing 787-9.
O resultado da operação no primeiro mês foi “espetacular”, inclusive, Fortaleza se destacou nas cargas de porão, com 20 toneladas médias por partida à Europa. Nesse compasso, não estão descartados novos destinos a Europa, ou para a costa leste dos EUA como Nova Iorque.
E mais uma vez, não deu para Natal.
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