Negócios

BNDES tem portas abertas para todos os estados, diz Mercadante

Durante a inauguração da Estação Ambuitá, Mercadante destaca a importância do diálogo e da cooperação entre governos  |  BNDES tem portas abertas para todos os estados, diz Mercadante - Tânia Regp/Agência Brasil

Publicado em 05/05/2025, às 19h50   BNDES tem portas abertas para todos os estados, diz Mercadante - Tânia Regp/Agência Brasil   Redação

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (5) que o banco está de “portas abertas” para todos os estados brasileiros.

“Estou aqui em nome do presidente Lula, que me disse: ‘Vá e diga que o nosso governo vai continuar tratando todos de forma igual — estados e municípios. As portas do BNDES estão abertas para os 27 estados e para todos os municípios do país’”, declarou Mercadante.

A fala foi durante a inauguração da Estação Ambuitá, em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. Ao lado do governador Tarcísio de Freitas, ele participou da cerimônia de reabertura da estação, que estava desativada desde 2010 e voltou a operar no início de abril. O projeto contou com um investimento de R$ 26,5 milhões.

Durante o evento, Mercadante ressaltou que divergências políticas fazem parte da democracia, mas não devem ser obstáculo para que estados e municípios colaborem na construção de projetos estratégicos.

“O prefeito que quiser pode nos procurar no BNDES — estamos lá para atender vocês. E quero reforçar: independentemente de posição partidária, o presidente Lula quer parceria com São Paulo. Ele está olhando para o povo paulista. É isso que a democracia exige: diálogo e cooperação”, disse.

O governador Tarcísio de Freitas também destacou a importância da colaboração entre os governos para ampliar o atendimento à população. Segundo ele, as obras de expansão de trem e metrô devem acrescentar 32 quilômetros à malha ferroviária da região.

“Investir em mobilidade urbana significa reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a sustentabilidade e a qualidade de vida das pessoas. Quanto mais integrado o sistema, melhor ele vai funcionar”, destacou o governador.

Expansão do sistema ferroviário

O BNDES investiu R$ 3,4 bilhões na expansão e modernização do sistema de trens metropolitanos de São Paulo — o que representa 65% do valor total do projeto. As linhas 8 e 9, administradas pelo consórcio ViaMobilidade, foram as primeiras a serem privatizadas na capital paulista.

O projeto também incluiu a compra de 36 novos trens produzidos no Brasil, todos já entregues pela empresa Alstom, segundo o BNDES.

A expectativa é que cerca de 2.100 passageiros utilizem diariamente a Estação Ambuitá, de acordo com a Agência SP. A estação vai atender, principalmente, os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá, além de facilitar o acesso até o centro de São Paulo.

Localizada na Estrada Araçariguama, na Estância São Francisco — entre as estações Santa Rita e Amador Bueno —, a Estação Ambuitá conta com novas vias, sistemas de sinalização e fornecimento de energia. Originalmente construída entre as décadas de 1940 e 1950, a estação já havia sido modernizada em 1985.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Bndes Aloizio mercadante Expansão