Geral
Publicado em 08/09/2025, às 20h52 [VÍDEO] Ex-deputado Rafael Motta deixa UTI e compartilha agradecimento nas redes sociais - Reprodução Ari Alves
Rafael Motta, ex-deputado federal, deixou a UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após se recuperar de um acidente de kitesurfe em Natal no dia 22 de agosto. A notícia foi compartilhada nas redes sociais do ex-parlamentar nesta segunda-feira, 8.
Na terça-feira, 2, ele foi extubado após 12 dias de internação. Durante esse período, Rafael passou por cirurgias para correção de fraturas na face e no antebraço esquerdo, conforme boletim médico divulgado no sábado, 30 de agosto.
Ele comentou sobre a recuperação nas redes sociais, dizendo, "Mais uma etapa vencida: deixei a UTI! Até aqui, Deus não soltou a minha mão. E sei que vocês também não. Minha gratidão a Ele, a cada um de vocês, e a todos os profissionais que tornaram isso possível".
O acidente ocorreu próximo ao Forte dos Reis Magos, em Natal. Rafael foi arrastado pelo equipamento devido a uma corrente de vento e caiu de uma altura aproximada de 12 metros.
Segundo o pai, o ex-deputado estadual Ricardo Motta, o filho sofreu duas quedas. Na primeira, estava consciente e relatou falta de ar; na segunda, já desacordado, foi suspenso pela vela do kitesurfe, que inflou novamente, provocando a queda de uma altura entre 12 e 13 metros.
Rafael foi socorrido e submetido a cirurgias de urgência no Hospital Walfredo Gurgel. Em 24 de agosto, foi transferido em UTI aérea para São Paulo, onde permanece em recuperação.
O ex-parlamentar atuou como deputado federal pelo Rio Grande do Norte entre 2015 e 2022, foi vereador em Natal de 2013 a 2014, disputou o Senado em 2022 e concorreu à prefeitura de Natal em 2024