Geral
Publicado em 10/10/2025, às 08h41 Imagem: freepik Bruna Souza
Um critério importante na hora de escolher um veículo é a economia de combustível. O período de pesquisa é o momento certo para prestar atenção nos dados de eficiência e gastos.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) já publicou seu ranking para 2025 e traz os modelos mais eficientes e econômicos em diversos critérios, principalmente na questão de combustível; confira a lista.
Esse sedã lidera a lista. A versão 10MT LT2 do Onix Plus é apontada como a mais eficiente entre os carros a combustão, com equilíbrio entre desempenho e baixo consumo de combustível. Ele consegue números impressionantes tanto na cidade quanto na estrada, o que explica sua posição no topo.
Na sequência vem o Kwid com suas várias versões. Leve, compacto e com motor eficiente, ele se destaca especialmente no uso urbano. Por pesar menos e focar na economia, ele ocupa a segunda posição no ranking.
O hatch Onix aparece em terceiro entre as versões 10MT HB e 10MT LT2. Ele entrega um bom desempenho sem abrir mão de eficiência. É uma escolha versátil para quem quer um carro equilibrado no dia a dia.
Na quarta posição existe um empate, a versão 10TMT LT1 do Onix Plus e o Polo com motor TSI mecânico. Ambos combinam tecnologia e eficiência de forma competitiva, o sedã na versão turbo e o hatch com motor turbo inteligente.
Fechando o top 5 está o Onix na versão 10TMT LT1. Mesmo sendo uma configuração diferente, ele mantém bons índices de consumo e consegue se manter entre os mais econômicos, ainda que em uma posição um pouco inferior.
A nova tabela do Inmetro mostra como os carros a combustão estão cada vez mais eficientes e competitivos. Mesmo com a chegada dos elétricos e híbridos, modelos como o Onix e o Kwid provam que ainda dá para rodar muito gastando pouco.
Na hora de escolher, vale olhar a etiqueta de eficiência do veículo e pensar não só no consumo, mas também no estilo de uso e conforto que cada modelo oferece.
É fã de carros clássicos? Conheça os modelos de 1980 que ainda valem a pena ter na garagem
Os carros blindados mais desejados pelos brasileiros em 2025