Geral

O que é a “tadalafila caseira”? Entenda os riscos e por que médicos não recomendam

Especialistas destacam que não existem versões naturais do medicamento e que misturas caseiras podem causar efeitos adversos  |  Foto: Reprodução.

Publicado em 26/05/2025, às 10h02   Foto: Reprodução.   Redação

Conhecidas como "tadalafila caseira", as receitas circulam nas redes sociais com a promessa enganosa de resolver problemas de impotência sexual ou falta de libido. No entanto, médicos alertaram que os efeitos não são os mesmos do remédio e que há riscos no uso relacionado a esses materiais. 

O termo "tadafila caseira" tem sido usado para itens naturais que, segundo a crença popular, aumentam o desejo sexual. São plantas, suplementos e alimentos que melhoraram a circulação sanguínea — o que, consequentemente, aumentaria a libido e auxiliaria na ereção de forma natural. Entre os mais citados estão a maca peruana, o tribulus terrestris , o ginseng e a L-arginina . 

Segundo os médicos, não há uma versão natural deste medicamento. Especialistas afirmam ainda que misturas caseiras podem causar diversos efeitos adversos. Quem consome pode sofrer com insônia, nervosismo, dor de cabeça, interferência com anticoagulantes (no caso do uso de ginseng), náusea, dor abdominal, pressão baixa, arritmias (no caso da L-arginina) e alterações hormonais (no caso do tribulus terrestris ). 

Como age o remédio?

Para entender como o medicamento age no corpo, é preciso entender a ereção peniana: ela corre de um processo neurovascular que se inicia por meio do estímulo sexual e promove a liberação do óxido nítrico nas artérias existentes nos corpos cavernosos dos pênis. 

Isso eleva os níveis intracelulares de monofosfato de guanosina cíclico (GMPc), o que provoca o relaxamento muscular e vascular dos corpos cavernosos, favorecendo a passagem sanguínea e o enrijecimento dos pênis. 

Para que os níveis do GMPc não permaneçam indefinidamente altos e a ereção não se prolongue demais, o GMPc é naturalmente degradado pela enzima fosfodiesterase tipo 5. 

Por ser um inibidor da enzima fosfodiesterase tipo 5, ela promove o relaxamento da musculatura local e restaura o mecanismo de ereção em homens com disfunção erétil por meio do aumento dos níveis de GMPc. 

Espera-se que os efeitos desejados ocorram já após 30 minutos da administração do medicamento, ou que podem se estender por até 36 horas. Mas o fabricante alerta que a tadalafila só promove a ereção quando há estimulação sexual. 

O remédio é indicado para pessoas com dificuldade de fornecimento e/ou manutenção da ereção do pênis e com aumento da próstata que se caracteriza pelo aumento da frequência urinária, micção intermitente e esforço para urinar. 

O medicamento é considerado bastante seguro. No entanto, ele só deve ser utilizado sob orientação médica e quando, na verdade, ele puder ser útil. 

Saiba quais são as contraindicações

O medicamento não pode ser usado por pessoas que sejam alérgicas (ou tenham conhecimento de que alguém da família teve ocorrência semelhante) ao seu princípio ativo ou a qualquer outro componente de sua fórmula.

Fique também atento na presença das seguintes condições:

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde Receitas Impotência Tadalafila Ereção Efeitos Libido Maca peruana Contraindicações