Geral

Novo grupo de brasileiros e parentes é repatriado da Faixa de Gaza; seis são crianças

O grupo chegou à Jordânia na tarde desta terça-feira. Eles serão trazidos ao Brasil em voo comercial nesta quarta-feira  |  Por motivos de segurança, a operação foi mantida em sigilo até a conclusão da travessia - Reprodução/Internet

Publicado em 20/05/2025, às 17h14   Por motivos de segurança, a operação foi mantida em sigilo até a conclusão da travessia - Reprodução/Internet   Redação

O governo brasileiro confirmou que repatriou um novo grupo de pessoas da Faixa de Gaza. A operação envolveu 12 cidadãos, entre brasileiros e parentes palestinos, sendo seis menores de idade. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

O grupo chegou à Jordânia na tarde desta terça-feira. Eles serão trazidos ao Brasil em voo comercial nesta quarta-feira (21). Por motivos de segurança, a operação foi mantida em sigilo até a conclusão da travessia.

Operação humanitária

Segundo informações do Itamaraty, a ação foi articulada pela área consular do MRE, com apoio das embaixadas do Brasil em Amã (Jordânia) e Tel Aviv (Israel), além do Escritório de Representação em Ramala, localizado na Cisjordânia.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, o governo brasileiro já retirou 127 brasileiros e familiares diretos da Faixa de Gaza. A chegada do grupo ao Brasil também contará com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. 

Conflito e crise humanitária

A operação ocorre em meio a crise humanitária na Faixa de Gaza. A região enfrenta intensos bombardeios israelenses e, até esta terça-feira (20), seguia sob restrições severas para a entrada de ajuda humanitária.

Segundo as Nações Unidas, 100 caminhões com alimentos e itens básicos foram autorizados a entrar hoje por Israel, pela primeira vez desde o bloqueio iniciado em 2 de março, mas número é ainda muito pequeno. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasil Faixa de gaza Novo grupo Repatriados