Geral

Líderes da China e Rússia não estarão presentes na Cúpula do Brics

Com a presidência rotativa, o Brasil lidera o Brics até 2025, apesar das ausências de dois membros fundadores na Cúpula  |  Líderes da China e Rússia não estarão presentes na Cúpula do Brics - Reprodução

Publicado em 04/07/2025, às 21h52   Líderes da China e Rússia não estarão presentes na Cúpula do Brics - Reprodução   BNews Natal

Entre os cinco membros fundadores do Brics, que são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, dois não estarão presentes na Cúpula marcada para este domingo (6) e segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.

O presidente da China, Xi Jinping, informou que não participará pessoalmente e será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acompanhará o encontro por videoconferência. A delegação russa contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.

Confirmaram participação o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Hoje, o Brics é formado por onze países-membros. Os cinco fundadores são Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Posteriormente, foram integrados Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã. Também participam como países-parceiros Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

A presidência do Brics é rotativa e renovada anualmente. No momento, está sob responsabilidade do Brasil, com mandato válido até 31 de dezembro de 2025.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasilChinaRússiaBrics