Geral
Publicado em 14/10/2025, às 11h37 Reprodução/Unsplash Marina Gonçalves
Nesta terça-feira, 14, durante uma entrevista para o programa ‘Bom Dia, Ministro’ o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, alegou que o retorno do Horário de Verãonão é necessário em 2025.
Há alguns meses, os rumores sobre o retorno da medida, caracterizada pelo adiantamento dos relógios em uma hora durante os meses de primavera e verão, ganharam bastante força.
No programa, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro Silveira disse que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico realiza reuniões todos os meses para analisar a segurança energética nacional e também a modicidade tarifária.
“Chegamos à conclusão que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, afirmou o ministro.
E ainda acrescentou: “Estamos completamente seguros de que nós não precisamos do horário de verão esse ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”.
Amado por uns, odiado por outros, o Horário de Verão foi extinto em 2019, há seis anos, durante o governo de Jair Bolsonaro. Mas, há algum tempo, os rumores surgiram sobre o retorno da prática em alguns estados do Brasil.
Entretanto, no começo do mês, o Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que o Horário de Verão não retornará este ano. De acordo com o órgão, a medida “tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”.
No entanto, foi analisado que a prática deixou de produzir os benefícios que eram esperados. Isso ocorreu “em função da mudança nos hábitos de consumo da população e da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde”.
Aposentados do RN em alerta: atraso nos pagamentos levanta suspeitas sobre crise financeira no governo estadual
RN recebe antídotos para tratar intoxicação por metanol