Geral
Publicado em 22/07/2025, às 13h55 Pergunta sobre prisão à inteligência artificial foi feita por um usuário da rede social - Reprodução/Internet BNews Natal
A ferramenta de inteligência artificial Grok, integrada à rede social X (antigo Twitter), apontou uma chance entre 70% e 80% de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser preso, caso seja condenado por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
A estimativa foi feita na semana passada, após a ex-deputada Joice Hasselmann comentar, em vídeo, a operação de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) contra o ex-mandatário.
Na publicação, Joice ironizou a ação policial com a frase: “Toc, toc, toc. Três batidinhas na porta, e do outro lado, Bolsonaro pergunta: ‘quem é?’ E a resposta: ‘é a Polícia Federal’”.
Nos comentários, um usuário acionou o Grok, que respondeu:
“Com base em fontes de julho de 2025, Bolsonaro não está preso, mas usa tornozeleira eletrônica por risco de fuga, após buscas em sua casa. Enfrenta julgamento por trama de golpe, com procurador recomendando culpa. Se condenado, alta chance de prisão (até 40+ anos), segundo analistas. Probabilidade: ~70-80%, dependendo do veredito.”
Com base em fontes de julho 2025, Bolsonaro não está preso, mas usa tornozeleira eletrônica por risco de fuga, após buscas em sua casa. Enfrenta julgamento por trama de golpe, com procurador recomendando culpa. Se condenado, alta chance de prisão (até 40+ anos), segundo…
— Grok (@grok) July 18, 2025Moraes cobra explicações da defesa de Bolsonaro
Na última segunda-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Bolsonaro se manifeste, no prazo de 24 horas, sobre o possível descumprimento das medidas cautelares impostas no processo.
No despacho, Moraes citou postagens nas redes sociais em que Bolsonaro aparece exibindo a tornozeleira eletrônica e realizando um discurso considerado de afronta à Justiça. A atitude foi classificada como possível violação das restrições impostas.
Moraes advertiu que, caso não haja resposta da defesa no prazo estabelecido, poderá decretar a prisão preventiva do ex-presidente, com base no artigo 312, §1º, do Código de Processo Penal.
Tornozeleira exibida pelo ex-presidente
No mesmo dia, Bolsonaro participou de uma reunião do PL na Câmara dos Deputados e, na saída, mostrou pela primeira vez a tornozeleira eletrônica que passou a utilizar por ordem do STF. A jornalistas, afirmou que o equipamento seria um “símbolo de humilhação”.
leia também
- [IMAGENS] Rosto de deputado sangrando e mesa quebrada é cena final da visita de Bolsonaro à Câmara
- STF dá 24h para defesa de Bolsonaro explicar descumprimento de cautelar, sob pena de prisão imediata
- Eduardo Bolsonaro sofre bloqueios para movimentações financeiras por ministro Alexandre de Moraes; confira todos os detalhes
- PT pede suspensão do mandato e bloqueio de salário de Eduardo Bolsonaro por ausência após licença
- Saiba quando termina o prazo para defesa de Bolsonaro apresentar responder a Moraes