Geral
Publicado em 08/08/2025, às 15h01 Os novos mecanismos que surgem a partir do avanço da tecnologia também podem ser aliados - Reprodução/iStock José Nilton Jr.
Para as pessoas que estão "lutando" contra a balança, se pesar em um horário considerado correto pode alterar os resultados, de acordo com especialistas que atuam nas áreas da saúde e nutrição. A recomendação é de que o processo de se pesar seja feita ao acordar, e que esse hábito seja feito sempre no mesmo horário.
Segundo Neil Floch, cirurgião bariátrico de Connecticut, é nesse horário que o corpo está com menor retenção de líquidos. Também não apresenta o peso adicional dos alimentos.
“Após urinar e evacuar, é possível que sejam eliminadas até 500 gramas. Como ainda não houve ingestão de líquidos ou alimentos, o peso registrado tende a ser o mais fiel”, explica o especialista.
Prática tem respaldo de pesquisas
A prática tem respaldo de pesquisas científicas. Em 2019, foi publicado um estudo no qual foi observado que pessoas que se pesavam diariamente conseguiram reduzir o peso de maneira significativa em relação àquelas que realizavam o procedimento de maneira esporadica.
Leia também
Em outra pequisa, essa de 2017, mostrou a importância de manter uma constância. Foi observado que o autoconhecimento tem relação direta com o processo de emagrecimento.
Ajuda da tecnologia
Os novos mecanismos que surgem a partir do avanço da tecnologia também podem ser aliados. Segundo pesquisas feitas mais recentes, como uma do ano de 2021, mostram que o uso de alguns acessórios como relógios inteligentes ou até mesmo aplicativos de exercícios está diretamente ligado a uma perda de peso mais expressiva.
Levando em consideração o que foi observado nas pesquisas, além de manter uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios, também é necessário que seja fixado um horário fixo para se pesar. Pode não parecer muita coisa, mas as medidas podem ser aliadas para quem está buscando emagrer de maneira saudável.