Geral
Publicado em 04/10/2025, às 08h32 Exame Nacional do Ensino Médio - Reprodução Leonardo Silva
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), publicou nesta sexta-feira (3), a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante.
O documento já está disponível para consulta e traz as principais orientações sobre a prova discursiva do Enem, além dos textos que alcançaram a nota máxima na edição anterior.
A principal orientação para edição deste ano é referente a chamada "redação de bolso", modelos prontos usados pelos candidatos para adaptar um determinado autor ou temática a qualquer proposta pedida na prova.
O modelo pré-pronto já havia sendo combatido pela correção da prova nos últimos anos.
O Inep define esse conceito como "referências prontas, memorizadas e frequentemente utilizadas pelos(as) participantes, de forma genérica e pouco aprofundada, sem uma conexão genuína com o tema proposto".
Caso o candidato aplique o modelo pronto, poderá ter a nota afetada pela correção, de acordo com os critérios da competência II.
"Se o(a) avaliador(a) perceber que o repertório foi inserido de forma decorada, automática ou forçada, ele(a) pode avaliá-lo como não produtivo, o que poderá prejudicar a nota da competência II", diz o documento.
A prova discursiva, aplicada no primeiro domingo dia de provas, em 9 de novembro. A nota varia de 0 a 1 mil pontos e obedece à Matriz de Referência do Exame, apresentada na Cartilha do Participante.
Na redação do exame, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação.
A cartilha explica que o tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
Entre os critérios previstos que resultam na nota zero na redação, estão:
Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano. Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em quase todo o país. Com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, de 10 a 21 de novembro.
Nas três cidades paraenses, os candidatos farão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.