Geral

Aeroportos paralisados: ataque cibernético causa caos aéreo; veja as cidades atingidas

Heathrow, Bruxelas e Berlim enfrentam interrupções devido a ataque cibernético que afeta check-in e embarque.  |  Aeroporto de Bruxelas informa que procedimentos de check-in agora são manuais devido a falhas em sistemas automatizados. - Reprodução

Publicado em 20/09/2025, às 15h01   Aeroporto de Bruxelas informa que procedimentos de check-in agora são manuais devido a falhas em sistemas automatizados. - Reprodução   BNews Natal Redação

Diversos aeroportos importantes na Europa, como Heathrow (Londres), Bruxelas e Berlim, tiveram suas operações interrompidas neste sábado (20) devido a um ataque cibernético. O incidente afetou a Collins Aerospace, fornecedora global de sistemas de check-in e embarque.

A empresa informou que um problema técnico está causando atrasos e cancelamentos de voos, prejudicando passageiros de várias companhias aéreas.

A RTX, controladora da Collins Aerospace, confirmou ter conhecimento de uma "interrupção relacionada a questões cibernéticas" em seu software, que afetou o serviço em alguns aeroportos.A empresa não identificou os locais atingidos.

Em um comunicado, a RTX afirmou que "o impacto se limita ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem e pode ser mitigado com operações de check-in manual". A empresa garantiu que está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.

O ataque deixou os sistemas automatizados inoperantes, informou o Aeroporto de Bruxelas em seu site. Com isso, os procedimentos de check-in e embarque só puderam ser feitos manualmente. O aeroporto acrescentou que o incidente ocorreu na noite de sexta-feira (19).

Os aeroportos afetados orientaram os passageiros com voos programados para este sábado a confirmar a viagem com as companhias aéreas antes de se dirigirem aos terminais.

O Aeroporto de Berlim informou em seu site que "devido a um problema técnico em uma operadora de sistema a tempos de espera maiores no check-in. Estamos trabalhando em uma solução rápida".

Por outro lado, os aeroportos de Frankfurt e Zurique afirmaram que não foram afetados pelo ataque.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAeroportoPassageirosAtaqueLondresVoosOperadoraSistemasEmbarqueInterrupçãoBerlimCibernéticoProblemaHeathrowCancelamentosFrankfurtCollins aerospaceBruxelasCheck-in