Esportes
Publicado em 03/08/2025, às 10h37 Com 156 pontos, Rafael Câmara se destaca na Fórmula 3 e garante o título após vitória na Hungria, superando concorrentes fortes. - Reprodução/Fórmula 3 Aryela Souza
Rafael Câmara, piloto brasileiro da Trident Motorsport, da Itália, é o mais novo campeão da Fórmula 3 de 2025. O título foi confirmado neste domingo (3) após o triunfo na prova de Hungaroring, na Hungria.
Com a vitória, o brasileiro chegou aos 156 pontos na temporada e não pode mais ser ultrapassado pelo espanhol Mari Boya, segundo colocado com 108. Em terceiro lugar, está o búlgaro Nikola Tsolov, com 106, seguido pelo alemão Tim Tramnitz e o norueguês Martinius Stenshorne, com 93 e 80 pontos, respectivamente.
Rafael teve um campeonato promissor desde o início, ao conquistar quatro poles nas cinco primeiras etapas, um feito inédito na Fórmula 3. Além disso, o piloto venceu em três circuitos: Bahrein, Austrália e Espanha. Com autocontrole e técnica, o brasileiro soube manter a vantagem e conseguiu mais uma pole position na rodada húngara.
Estou muito feliz com a forma como conseguimos administrar toda a temporada. Acho que fomos muito fortes desde o início. Agora podemos relaxar um pouco antes de Monza, aproveitar um pouco o momento, porque durante o campeonato é sempre difícil aproveitar os momentos, porque você sempre precisa manter o foco, então aproveite cada momento. Obrigado a todos pelo apoio, por torcerem por mim e agora é só aproveitar", agradeceu o piloto.
A Trident Motorsports chega à rodada final do campeonato na primeira posição, com 282 pontos, na classificação por equipes. A segunda colocada é a Campos Racing, equipe de Boya e Tsolov, com 263, seguida pela MP Motorsport, com 166 pontos e a ART Grand Prix, com 144. Por fim, a Van Amersfoort Racing aparece em quinto, com 136 pontos.
Quem é Rafael Câmara?
Aos 20 anos, Rafael Câmara é líder da Fórmula 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o primeiro a conquistar quatro pole positions em apenas cinco etapas, estabelecendo um recorde na categoria criada em 2019. Em sua temporada de estreia, o piloto superou o recorde de três pole positions ao registrar 1m28s761 no circuito de Barcelona.
Natural do Recife, Rafael iniciou sua carreira no kart em Pernambuco, mas mudou-se para a Europa em 2016, em busca de novas oportunidades. Conquistou títulos importantes na modalidade, como a WSK Champions Cup, a WSK Super Masters Series e o vice-campeonato mundial em 2019.
Em 2021, passou a integrar a Scuderia Ferrari Driver Academy, programa de desenvolvimento da Fórmula 1 da equipe italiana para promover talentos jovens dentro da organização. Hoje, Rafael é cotado como um possível substituto de Lewis Hamilton na F1.
O brasileiro estreou na Fórmula em 2022, pela equipe Prema Racing, nas Fórmulas 4 Italiana, Alemã e dos Emirados Árabes Unidos. Com sua performance, conquistou o terceiro lugar nas duas primeiras e o segundo na dos Emirados. Em 2024, tornou-se campeão da Fórmula Regional Europeia (FRECA), seu principal título até o momento.
O último brasileiro a se destacar na Fórmula 3 antes de Rafael Câmara foi Gabriel Bortoleto, conquistando o título da categoria em 2023. Atualmente, Bortoleto é novato na Fórmula 1, o que prevê um futuro promissor para o jovem piloto da F3.
Mercedes-Benz afasta piloto por ligação com facção criminosa; entenda
Max Verstappen e Kelly Piquet celebram o nascimento da filha