Natal sedia maior edição dos Jogos Universitários Brasileiros da história; confira a nova modalidade que estreia no evento
A inclusão do Tiro com Arco marca uma nova fase nos Jogos Universitários, ampliando oportunidades para jovens atletas de todo o Brasil | A abertura oficial será em 6 de outubro, com desfile das delegações e cobertura ao vivo pelo canal CBDU TV no YouTube. - Divulgação
Publicado em 02/10/2025, às 08h07A abertura oficial será em 6 de outubro, com desfile das delegações e cobertura ao vivo pelo canal CBDU TV no YouTube. - Divulgação Dani Oliveira
Ler resumo da notícia
De 5 a 18 de outubro, Natal (RN) sediará a maior edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), reunindo mais de 7 mil participantes de todas as unidades federativas em 22 modalidades, o que promete movimentar a economia local e promover o esporte universitário.
A inclusão do Tiro com Arco, modalidade olímpica, marca uma nova fase para os JUBs, ampliando as oportunidades para jovens atletas e destacando o compromisso da competição com o desenvolvimento esportivo.
A cerimônia de abertura está marcada para 6 de outubro e contará com diversas atrações, enquanto ações sociais, como doações e reciclagem, serão implementadas para beneficiar a comunidade local durante o evento.
A grande estreia deste ano é a inclusão do Tiro com Arco, modalidade olímpica que exige concentração, precisão, força e controle emocional.
Pela primeira vez, o esporte integra o calendário oficial dos JUBs, reforçando o compromisso da competição em ampliar oportunidades para jovens atletas em formação.
A grande estreia deste ano é a inclusão do Tiro com Arco, modalidade olímpica que exige concentração, precisão, força e controle emocional.
Expectativas da organização
Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, a edição de 2025 marca um novo patamar para o esporte universitário brasileiro:
É uma grande honra receber em Natal a edição 2025 dos Jogos Universitários Brasileiros. A capital potiguar será palco de um espetáculo que vai reunir milhares de estudantes-atletas, movimentar a cidade e mostrar a força do desporto universitário brasileiro. Temos certeza de que será uma edição histórica, com infraestrutura de primeira e jogos de extrema qualidade.”
O subsecretário de Esportes e Lazer do RN, Cezar Nunes, destacou que o impacto vai além das quadras e arenas:
“Após 26 anos, o Rio Grande do Norte volta a ser sede do maior evento universitário da América Latina. Nosso objetivo é fomentar a prática esportiva, mas também movimentar o turismo e a economia, fortalecendo o esporte potiguar como um todo.”
Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Impacto econômico e social
A realização do JUBs em Natal terá reflexo direto na economia local. Ao todo, 25 hotéis foram contratados para hospedar as delegações, gerando movimentação em restaurantes, transporte e comércio.
No campo social, o CBDU Social promoverá ações como a doação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade e a reciclagem de 100% das lonas do evento, que serão transformadas em brindes sustentáveis para futuras competições.
Abertura e cobertura digital
A cerimônia oficial de abertura acontece em 6 de outubro, na Cervejaria Oktos Natal, com desfile das delegações, atrações culturais e presença de autoridades do esporte nacional.
As competições terão transmissão ao vivo no canal CBDU TV, no YouTube, além de ampla cobertura nas redes sociais da entidade, permitindo que o público acompanhe cada detalhe dessa edição histórica.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.