Esportes

Natal fica fora da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

Anúncio das oito cidades sedes aptas para receber jogos do mundial foi feito pela Fifa nesta quarta-feira (7)  |  Natal fica de fora da Copa do Mundo Feminina de 2027 - @elfilmagens

Publicado em 07/05/2025, às 19h21 - Atualizado às 21h15   Natal fica de fora da Copa do Mundo Feminina de 2027 - @elfilmagens   Redação

Natal não está entre as cidades escolhidas para receber os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027. O comunicado oficial foi feito nesta quarta-feira, dia 07, pelo presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) Gianni Infatino. O anúncio frustrou a expectativa positiva dos dirigentes esportivos e autoridades do Rio Grande do Norte, que davam como certa a escolha da capital potiguar.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, não escondeu a insatisfação com a ausência de Natal entre as cidades sedes. “Recebemos com surpresa e frustração a notícia de que Natal não foi escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Trabalhamos com dedicação, apresentamos um projeto técnico robusto, com infraestrutura pronta e o apoio entusiástico da população potiguar. Natal tem histórico de sucesso em grandes eventos e está mais do que preparada para receber uma competição desse porte.

Respeitamos a decisão, mas seguiremos lutando para que nossa capital continue sendo reconhecida como referência no esporte e na promoção da igualdade de gênero por meio do futebol feminino”, declarou. As oito cidades escolhidas foram Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova), São Paulo (Arena de São Paulo) e Recife (Arena Pernambuco).

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, também se mostrou decepcionado com o anúncio. "Embora tristes por Natal não receber desta vez os jogos de uma Copa do Mundo Feminina da FIFA  no Brasil, saudamos as demais cidades-sedes pela oportunidade e a todos os visitantes que estarão no país, no período da competição. Natal segue de portas abertas para realizar eventos em colaboração com o Mundial e brindar todos os visitantes, brasileiros e estrangeiros, com suas praias, belezas naturais, riquezas culturais e a hospitalidade de sua gente.

A Copa é nossa também e seguimos irmanados pelo seu sucesso!". O diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, recebeu com consternação a notícia. “É com muita tristeza que recebemos esse anúncio, pois temos uma das mais bem estruturadas Arenas do Brasil e atendíamos plenamente todas as exigências da FIFA. Estávamos bastante confiantes.

A comissão técnica da FIFA ficou muito impressionada com a estrutura que encontrou na Arena das Dunas. Temos hoje uma das melhores, mais modernas e tecnológicas instalações esportivas do Brasil, sendo a única do País no segmento de arenas multiuso a possuir o selo internacional ISO 55.001, que atesta a excelência operacional na gestão e manutenção de seus ativos, o que somado ao nosso extenso histórico de investimentos em infraestrutura, nos fazia o palco perfeito para receber o evento", disse.

O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo da Silva, também comentou com frustração a notícia. “Lamentamos o fato de Natal não estar entre as sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA  de 2027. Houve uma união de esforços entre todos os envolvidos e a cidade reunia todas as condições para receber os jogos, mas sabíamos que a FIFA não teria como escolher as 12 candidatas.

Agora é hora de parabenizar as cidades escolhidas e desejar boa sorte na realização da competição", afirmou. Em seu anúncio, a FIFA reforçou alguns dos critérios pré-estabelecidos para a escolha das cidades sedes, destacando que requisitos de segurança pública, transporte e mobilidade, turismo, sustentabilidade e capacidade dos estádios são alguns dos principais parâmetros levados em consideração pela entidade.

Além da Copa do Mundo da FIFA  de 2014, Natal sediou em 2015 a oitava edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, quando a Seleção Brasileira se sagrou campeã; e em 2016 partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA  de 2018, onde o Brasil goleou a Bolívia por 5x0.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio grande do norte Arena das dunas Fifa Futebol Copa Feminino