Esportes
Publicado em 04/05/2025, às 08h23 Com uma performance impressionante, Italo Ferreira supera australianos e se destaca na primeira bateria da WSL. - Divulgação/WSL Brasil Aryela Souza
O Brasil começou com o pé direito a sexta etapa da temporada da WSL (Liga Mundial de Surfe), disputada em Gold Coast, na Austrália. Ao todo, onze surfistas brasileiros já garantiram vaga na próxima fase da competição, incluindo o atual líder do ranking, Ítalo Ferreira, que brilhou em sua estreia.
Na noite de sexta-feira (2), pelo horário de Brasília, Ítalo dominou a primeira fase ao enfrentar dois surfistas da casa. Com um somatório de 16,03 pontos, o potiguar superou Liam O’Brien (15,77) e Julian Wilson (14,07), avançando direto para a terceira fase.
Além dele, outros sete brasileiros também passaram diretamente pela primeira fase: Yago Dora, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Filipe Toledo, Ian Gouveia, Samuel Pupo, Deivid Silva e João Chianca — o Chumbinho.
Yago venceu a bateria contra o compatriota Edgard Groggia e o havaiano Jackson Bunch, o que levou Groggia para a repescagem. Já Alejo Muniz e Miguel Pupo avançaram juntos, eliminando o sul-africano Matthew McGillvray. O mesmo aconteceu com Filipe Toledo e Ian Gouveia, que superaram o americano Griffin Colapinto.
Samuel Pupo também venceu seu confronto, contra Cole Houshmand (EUA) e Rio Waida (Indonésia), enquanto Deivid Silva bateu os havaianos Seth Moniz e Barron Mamiya. Já Chumbinho ficou atrás de Ethan Ewing (AUS), mas avançou ao superar Jordan Lawler (AUS).
Na repescagem, nesse sábado (3), o Brasil manteve seu bom momento. Edgard Groggia se classificou ao ficar em segundo lugar na bateria contra Rio Waida e McGillvray, com um somatório de 12,96 (6,83 + 6,13). Agora, ele terá pela frente um duelo brasileiro contra Yago Dora, atual número 4 do ranking.
No feminino, Luana Silva também segue viva na competição. A brasileira venceu sua bateria da repescagem com autoridade, somando 12,60 pontos (6,93 + 5,67) e superando a norte-americana Sawyer Lindblad e Nadia Erostabe, do País Basco. Lindblad também avançou com 11,87. Classificada para as oitavas de final, Luana enfrentará a havaiana Gabriela Bryan, embalando após um vice-campeonato em Bells Beach, outra etapa australiana.
Seis surfistas brasileiros garantem vaga na terceira fase do Mundial de Surfe em El Salvador