Esportes
Publicado em 22/04/2025, às 08h55 Em seu discurso, Rebeca agradece à sua equipe e psicóloga, destacando a importância do apoio durante sua jornada de superação. - Foto: Javier Soriano/ AFP Sammara Bezerra
A ginasta Rebeca Andrade conquistou o Prêmio Laureus 2025, considerado o Oscar do Esporte, em evento realizado nesta segunda-feira (21) em Madri, capital da Espanha.
Rebeca concorreu na categoria “Retorno do Ano” do Laureus 2025 após sua trajetória de superação até o pódio olímpico, em Paris 2024. A ginasta brasileira é a primeira mulher do esporte brasileiro a vencer o prêmio.
Rebeca venceu o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora alpina suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.
Após conquistar quatro medalhas na Olimpíada de Paris 2024, um ouro, duas pratas e um bronze, Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista do Brasil na história.
Para chegar ao topo do esporte olímpico brasileiro, a ginasta levou a melhor sobre Simone Biles e superou três cirurgias no joelho direito, tirando a brasileira de grandes competições.
"Me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é minha psicóloga Aline Wolff. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo suporte durante meu período de lesões. Me sinto feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo", afirmou em publicação no Instagram.
Rebeca Andrade entra na seleta lista do esporte brasileiro, onde poucos tiveram a oportunidade de ganhar o Laureus.